O governador da Califórnia, Gerry Brown, em recente evento realizado em São Francisco, afirmou que o estado vai se juntar à iniciativa Cinturão e Rota, idealizada pela China. Trata-se de um desafio ao establishment norte-americano, já que a proposta chinesa vai na direção oposta ao rentismo dominante em Wall Street e Washington. Aliás, em seminário sobre a Rota da Seda realizado semana passada no Eurasia Center, na capital dos EUA, a iniciativa recebeu apoio de várias empresas, que não querem perder um bom negócio. O projeto vai se firmando como uma mudança no paradigma do desenvolvimento mundial, deixando de ser visto como um projeto apenas eurasiano.
O Cinturão e Rota já conta com etapas concretas na Ásia. Algumas precisam de forte apoio da China, pois o comércio ainda caminha em mão única. Mas os chineses não pensam em anos, mas décadas, e têm paciência para esperar o que plantam dar frutos. Na África, também há grande esperança com a chegada de novos ares. Ano que vem, completam-se dez anos da crise financeira de 2008, e a política em curso, capitaneada por Wall Street, só levou a economia para trás.
Concentração danosa
“Muitos usuários da cabotagem, que conversaram com a Usuport-RJ, clamam por mais concorrência no setor”, afirmou André de Seixas, diretor-presidente da Associação dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro. Além de reclamar da falta de opção de armadores, eles indicam que a concentração de mercado eleva os preços dos fretes. Os valores dos serviços acabam sendo calculados com base na concorrência do modal rodoviário, e não pelos custos marítimos.
Segundo Seixas, por conta da norma que rege o afretamento de embarcações (Análise de Impacto Regulatório, AIR), alguns grandes embarcadores chegaram a afirmar que não aguentavam mais ser obrigados a utilizar serviços de um ou dois armadores por falta de opção. “Isso nos mostrou que, na cabotagem, nem os grandes conseguem respirar. Algo muito grave, produzido pela Resolução Normativa 01/2015-Antaq”, acusa o presidente da Usuport-RJ, que pretende atuar “fortemente” nessa área.
Segundo a entidade, as mudanças levaram à degradação das Empresas Brasileiras de Navegação (EBN) existentes e desestimularam novos entrantes. “É a atuação dos armadores estrangeiros na nossa cabotagem, travestindo-se de empresas nacionais, que vem promovendo essa concentração e destruindo a bandeira brasileira”, queixa-se Seixas.
Transformação
A Facha realiza, entre 23 e 26 de outubro, nos campi Botafogo e Méier, a 2ª Semana Acadêmica, com participações de especialistas em áreas como Administração, Jornalismo, Publicidade, Gestão Desportiva e Direito. O tema desse ano é “Mercado de Trabalho em Transformação: Desafios e Oportunidades”. A semana conta ainda com feiras de livros, intercâmbio, estágios, extensão e pós-graduação, além de apresentações culturais e musicais. A programação completa está no site eventos.facha.edu.br
Rápidas
A exposição Rio, Minha Paixão será inaugurada dia 23 próximo, no Petit Palais (sede da Sergio Castro Imóveis, na Rua das laranjeiras, 490). A mostra traz fotos de Bayard Boiteux, Cristina Lacerda, Marco Rodrigues e Sebastiao Marinho. A iniciativa é da Associação dos Embaixadores do Rio, com apoio da Fundação Cesgranrio, Portal Consultoria em Turismo e Rio Copa Hotel *** A sessão de autógrafos do livro Por que o Brasil é um País Atrasado? foi adiada para 1 de novembro, na Livraria Travessa do Shopping Leblon, às 19h *** “A prevenção da corrupção e outros desafios à boa governação da administração pública” é tema central do evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), Centro de Investigação de Direito Público (Portugal) e Instituto de Ciências Jurídico-Políticas de Portugal, em Lisboa, nesta quinta. Informações: www.icjp.pt/conferencias/13004/programa *** Antecipando as comemorações do Dia das Crianças, o Shopping Grande Rio apresenta na terça-feira o programa Terça Sonora, em que o Grupo AMC apresentará um repertório infantil com grandes sucessos da MPB *** Entre os dias 12 e 15, o Caxias Shopping, junto com a Escola Sesi, oferece uma série de atividades gratuitas para crianças, inclusive experiências com robótica *** Nesta terça-feira, a Fiesp divulga a pesquisa Nível de Emprego de setembro. A expectativa é se vai confirmar a tendência de queda vista nos últimos meses.