Iniciativas para fomentar mercado de capitais global

160
Investimentos. Foto: divulgação
Investimentos (foto divulgação)

Representantes dos mercados de capitais de mais de 50 países se reuniram em Frankfurt (Alemanha), entre 19 e 21 de maio, para a 37ª Assembleia Geral Anual do Conselho Internacional de Associações de Valores Mobiliários (ICSA). Eles discutiram iniciativas para fomentar e uniformizar o mercado de capitais global e a importância da simplificação de regras na Europa, reportou a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) também representada na assembleia.

Zeca Doherty, diretor executivo da associação, falou sobre as tendências no mercado brasileiro, e o cenário econômico local em 2024, com inflação relativamente sob controle e crescimento do PIB. Ele também citou a tragédia climática no Sul do país, que pode impactar severamente as projeções.

Ele observou que ainda há grande incerteza sobre o tamanho do impacto que essa tragédia terá no cenário econômico brasileiro, ao mesmo tempo que o episódio lamentável reforça a urgência na adoção de práticas de investimento sustentável.

O executivo comentou sobre papel das empresas que buscam desenvolvimento sustentável e geração de valor. A sigla ESG, que se refere a práticas empresariais que priorizam a sustentabilidade, a responsabilidade social e a transparência, foi destaque da apresentação.

Espaço Publicitáriocnseg

Segundo Doherty, o Brasil tem um enorme potencial para se tornar um líder global em ESG, e o setor financeiro desempenha um papel fundamental, pois pode influenciar positivamente o comportamento dos agentes econômicos, estimulando o financiamento de projetos que contribuem para a agenda social e ambiental.

!Considerando tudo isso, não é surpresa que a agenda ESG seja um dos nossos maiores desafios no momento (da Anbima). Estamos em evolução. Tivemos a implementação das regras de nomeação de fundos de investimento para todos os tipos de fundos de investimento, criamos uma rede de sustentabilidade reunindo profissionais do mercado, especialistas em sustentabilidade, sociedade civil e publicamos um guia de melhores práticas sobre a oferta de títulos sustentáveis”, citou.

Apesar dos avanços, na visão dele, ainda há um longo caminho a percorrer. “Taxonomia, avaliação de risco e reforço da importância deste tópico para gestores de ativos e investidores são apenas alguns dos tópicos atualmente em nossa agenda”, concluiu.

Em assembleia geral realizada durante a conferência anual, o Conselho da ICSA formalizou a manutenção da diretoria da entidade. Zeca Doherty representa a Anbima que conta com um assento no comando do organismo internacional, como lideranças de entidades da França (Amafi), Estados Unidos (Sifma) e Japão (JSDA), entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui