Iniciativas sociais beneficiam comunidades indígenas

Na série de reportagens conjuntas entre as mídias chinesa e brasileiras, exemplos de iniciativas sociais no Rio Grande do Norte

114
Projeto Fábrica de Atletas, do Instituto CPFL, em João Câmara, RN. Iniciativas sociais
Projeto Fábrica de Atletas em João Câmara, RN (reprodução vídeo Instituto CPFL)

A troca de experiências entre a cultura de empresas brasileiras e a de companhias chinesas proporciona ganhos mútuos. A State Grid, que desde 2017 controla a CPFL, enfatiza a questão social nos projetos culturais, ambientais e esportivos. Na semana passada, este colunista visitou iniciativas em João Câmara, município do interior do Rio Grande do Norte distante 74 km da capital Natal. Foi a largada da série de reportagens conjuntas entre as mídias chinesa e brasileiras sob o tema “Juntos para Promover a Construção da Comunidade de Destino Comum China-Brasil”.

No Território Mendonça, há 6 comunidades indígenas localizadas em dois municípios, João Câmara e Jardim de Angicos. Um conjunto de projetos do Instituto CPFL oferece aulas gratuitas de música e futebol para jovens indígenas em João Câmara. Exemplos no futebol mostram como podem ser alcançados impactos positivos, coletivos e individuais.

Um professor das aulas de futebol da Fábrica de Atletas contou ao colunista que um dos problemas que encontraram foi a quantidade de palavrões falados pelos jovens (convenhamos, não muito diferente da juventude em geral). Foi feito um trabalho de conscientização, com tarefas e “punições” (como fazer polichinelos) que deu resultados mais que satisfatórios.

O projeto aumenta também a responsabilidade dos jovens. Uma mãe procurou o professor para dizer que o filho dormia com as chuteiras próximas à cabeça, pois uma das exigências para os alunos participarem das aulas é usar o uniforme completo.

Espaço Publicitáriocnseg

Exemplos individuais mais impactantes é de um aluno que tinha graves problemas na escola. A mãe era chamada para comparecer à direção dia sim, dia não, e disse ao professor de futebol que se sentia envergonhada. Foi realizado um trabalho individual e, menos de 8 meses depois, a diretora da escola procurou os professores emocionada, pois o aluno “problema” tinha se transformado e era agora um dos mais empenhados da turma. Ele, que não fazia os deveres de casa, agora pede ajuda à mãe para ajudá-lo nas tarefas.

Nem vencedores, nem vencidos

O Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador está realizando campanha de abaixo-assinado para que não sejam cobradas custas judiciais e honorários de sucumbência nas ações de revisão do Fundo de Garantia.

O objetivo é solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) que os 6 milhões de trabalhadores não sejam punidos com esses valores já que neste julgamento não houve vencedores nem vencidos, pois o STF julgou parcialmente procedente o pedido formulado na ação direta, conforme Ata do STF publicada em 17 de junho de 2024.

Rápidas

Ana Paula de Raeffray, do Raeffray Brugioni Advogados, participará nesta quinta-feira, 10h30, do painel “Retirada de patrocínio e sua forma de processamento”, durante o Seminário IPCom & Apep 2024. Informações aqui *** A psicanalista Patrícia Serfaty lançará o livro Pais gentilmente narcisistas: A violência silenciosa do desamor (editora Appris) nesta sexta-feira, 19h, na Livraria da Travessa, em Ipanema *** De 1º a 3 e de 8 a 10 de novembro, a Juçaí participará da SP Gastronomia, no Parque Villa-Lobos, com o sorbet de açaí feito com a polpa do fruto da palmeira-juçara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui