30.1 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Inimigo meu

Lula ganhou apoio de peso na campanha para reeleição: do seu antecessor Fernando Henrique Cardoso. Vitorioso nas eleições justamente por se dizer a antítese de FH, Lula só tem a ganhar com as críticas que o impopular ex-presidente fez.

A guerra nada santa
As razões do pacto social proposto, segunda-feira, pelo ministro da Fazenda, Antônio Palocci, confirma que – contrariando visões etnocentristas – não apenas líderes religiosos se outorgam o poder de proclamar a fatwa para atingir seus objetivos. Dirigentes, supostamente laicos, mas com discurso também fortemente fundamentalista, se arvoram o mesmo direito.
Enquanto os assumidamente religiosos são meridianos em relação aos objetivos a serem alcançados pelos decretos por eles outorgados e têm discurso holístico, os fundamentalistas neoliberais  recorrem a retórica de uma difusa preocupação social para ocultar os interesses que verdadeiramente pretendem beneficiar. O recurso, no entanto, é o mesmo: apresentar como reivindicação coletiva o que, na verdade, é interesse restrito a grupos.
É o caso da pretensão de Palocci de institucionalizar a política econômica herdada do tucanato, transformando-a num objetivo de Estado, acima de “disputas partidárias e eleitorais”. Na prática, funcionaria assim: governos fanáticos por rentistas e especuladores levam suas sociedades ao abismo, ao fazê-las produzir com a finalidade quase exclusiva de drenar recursos do setor produtivo para pagamento de juros. Numa analogia às parábolas religiosas, que se referem sempre a um paraíso futuro, todo o sacrifício imposto no passado e no presente é apresentado como pré-condição para alcançar os anos de mel para um tempo nunca menos distante de 30 a 50 anos.
Se, no entanto, falham a retórica diversionista e a cobertura midiática, não haveria problema. Com a institucionalização da política econômica que arruinou o país, o eleitorado poderia ir às urnas discutir outros assuntos, exceto aquele que mantém o Brasil atrelado ao déficit de desenvolvimento que se arrasta pelos últimos 25 anos.
Pensando bem, a fatwa abraçada por Palocci, como já fora por Pedro Malan, tem caráter bem mais blasfêmio do que qualquer interpretação literal da Bíblia. Neste último caso, ainda que de forma equivocada, seus oráculos buscam manter algum tipo de sintonia com sua audiência; já no primeiro, trata-se da invasão do templo pelos hereges.

Daime
Uma ampla consulta para a indicação de seis representantes para composição do grupo multidisciplinar de trabalho que irá analisar o uso da ayahuasca no Brasil é a proposta do seminário que o Conselho Nacional Antidrogas (Conad) organiza. A planta é usada em rituais religiosos, dos quais o mais conhecido é o da seita Santo Daime. Há suspeita, porém não comprovada pelos exames científicos, de que a ayahuasca é um alucinógeno. O grupo de trabalho será composto por seis especialistas indicados pelo Conad e seis representantes dos grupos religiosos usuários. Inscrições via o e-mail conad@planalto.gov.br

Mínimo
Um bate-papo pela Internet sobre a política de longo prazo para a recuperação do salário mínimo será realizado nesta quarta, a partir de 10h, pela Agência Câmara de Notícias. O assunto será debatido pelo presidente da Comissão Especial Mista do Salário Mínimo, deputado Jackson Barreto (PTB-SE). Para participar, é só acessar o site www.agencia.camara.gov.br

Artigo anteriorDesperdício
Próximo artigoDescontentes
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.