Inimigo nº 1

Responsável por todos os males do mundo moderno, o “aquecimento global” está sendo culpado pelo Mal da Língua Azul, epidemia originada na África que atinge o rebanho europeu. Como não pode se defender, o “aquecimento” faz o papel desempenhado por pilotos de avião que morrem após um acidente. Se pudesse, diria que foi o desmonte neoliberal dos sistemas de controle sanitário que fazem proliferar doenças em gado e aves européias.

Sem divórcio
Os fiadores de imóveis continuam responsáveis pelos débitos locatícios posteriores à prorrogação do contrato do inquilino, se o contrato prever prolongamento do aluguel. A decisão foi tomada por unanimidade pela 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao indeferir pedido do casal Renato Barbosa Ussinger e Rosmari Ussinger para reformar decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) que os considerara responsáveis pelo débito de inquilino dos quais eram fiadores, entendo que a obrigação persistia com a prorrogação do contrato. Na primeira instância, o casal conseguira ganho de causa.

Populista, ele?
Não deixa de ser curioso que Alan Greenspan, que já admitiu ter ignorado as advertências sobre a gravidade da bolha imobiliária nos Estados Unidos, revelar seu incômodo com o que acha por bem batizar de “populismo econômico”, em lugar de medidas fora da ortodoxia monetária. Logo Greenspan que, com sua política de juros baixos e ausência de controles sobre o sistema financeiro, garantiu uma longa exuberância irracional e  inconsistente durante seu longo reinado no Federal Reserve (Fed).

Parador
O monopólio que a Viação Normandy detém no transporte rodoviário entre Rio de Janeiro e Miguel Pereira – aprazível cidade na Região Centro-Sul Fluminense – deixou os moradores em pé de guerra. Desde o último dia 18 os ônibus provenientes do Rio fazem uma parada obrigatória em Japeri, e só saem quando estiverem lotados. Para ir deste município a Arcozelo, outra cidade da região, paga-se R$ 4. O ônibus se transforma então em parador, como se fosse de transporte urbano. Moradores de Miguel Pereira reclamam do risco de assaltos, pois Japeri tem elevados índices de criminalidade. Já a passagem para o trajeto integral – que dura cerca de duas horas – continua custando salgados R$ 24.

MBA
Estão abertas, até dia 5, as inscrições para o programa de mestrado do Instituto Coppead de Administração da UFRJ, considerado um dos 100 melhores do mundo segundo o ranking do jornal inglês Financial Times. Este ano, a instituição aumentou em 50% o número de vagas oferecidas. O Mestrado em Administração do Coppead segue os modelos em tempo integral das maiores escolas de negócios dos Estados Unidos e da Europa. O programa é gratuito, com duração de dois anos. Mais informações: [email protected]

Transparente
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, abre nesta quarta-feira o 1º Simpósio Internacional Melhores Práticas em Gestão Governamental, que a PricewaterhouseCoopers realiza, até quinta, no Hotel Blue Tree Park, em Brasília. O encontro reunirá representantes do governo, do BID, do Bird e especialistas para discutir ações e estratégias para uma melhor governança e transparência no setor público. Informações e inscrições no endereço www.simposiopwc.com.br.

Fora da curva
Mais recente atração turística de Teresina, o balneário Curva de São Paulo não trouxe apenas mais uma opção de lazer para quem visita a capital do Piauí. Desde a inauguração, no fim de julho, em quase todo fim de semana, pelo menos uma pessoa se afoga no Rio Poty. Boa parte das vítimas estava alcoolizadas. Diante dos números, foram contratados salva-vidas para atuar durante 24 horas no balneário.

Super provedor
Além de ter entrado com pedido de liminar para permitir o enquadramento dos provedores de Internet ao Super Simples, a Global Info, associação de provedores, conseguiu apoio do deputado federal José Barroso Pimentel (PT-CE), presidente da Frente Parlamentar das Microempresas e representante do governo na discussão do Super Simples para tentar incluir os provedores no novo sistema.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTroca de comando
Próximo artigoContrabando

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Reforma do IR trará impacto negativo para o caixa das empresas

O projeto de reforma tributária do Imposto de Renda aprovado na Câmara no início de setembro merece atenção especial do setor produtivo. O alerta...

A paz é o caminho

Por Paulo Alonso.

Setor farmacêutico ganha aliado para agilizar contratações

Farmácias e drogarias passaram a integrar o aplicativo Closeer, responsável por conectar empresas e trabalhadores autônomos. Oportunidades de trabalho no segmento devem crescer até...

Taxa de desemprego entre os mais pobres é de 36%

Queda em renda indica aumento na desigualdade durante a pandemia; jovens já são 42% dos empregos temporários no primeiro semestre.