Inovação

Num país de recursos escassos como o Brasil, o incentivo à inovação tecnológica é a alternativa mais viável para romper o círculo vicioso do atraso tecnológico sem exigir grande sacrifício em termos de investimentos. “Essa foi a estratégia usada por países emergentes como Coréia, Índia e Taiwan, cujos PIB industriais não param de crescer em relação ao PIB do setor primário”, afirma o o diretor-geral da Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (Protec), Roberto Nicolsky. A entidade é a organizadora do III Encontro Nacional da Inovação Tecnológica (Enitec), que começa amanhã e vai até sexta-feira no Centro de Convenções da Firjan. A palestra de abertura será feita pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos. O Enitec ocorrerá na Av. Graça Aranha, 1 – 2° andar – Rio de Janeiro – RJ.

Nem morto – 2
Quem tenta pagar alguma compra nas lojas da empresa de telefonia celular Vivo com cheque é informado que precisa gastar mais R$ 4,50, para que a empresa Promo Capital verifique o cadastro do emissor do cheque. Isso tudo depois de passar por um teste de fidelidade digno de figurar num livro de administração: quem já é cliente ou quem pretende se tornar um engrossam a mesma fila – com tempo de espera não superior a 30 minutos. A concorrência agradece.

Jeitinho
Outras empresas de telefonia celular esperam primeiro fisgar o peixe para depois revelar como tratam seus clientes. Quem tenta ligar para o *800 da Claro invariavelmente ouve a mensagem: “Prezado cliente, todas as nossas posições de atendimento estão ocupadas; por favor, tente mais tarde.” Pois aqui vai uma dica: basta o usuário recorrer, através de um telefone fixo, ao 0800 0363636 e, ao ser perguntado pelo atendimento automático se já é cliente, responder que não. Imediatamente será atendido por um daqueles operadores que estavam ocupados para quem confessou que já foi fisgado.

Peres não entendeu
O líder do PDT no Senado, Jefferson Peres (AM), em entrevista ao site Congresso em Foco, afirmou, ao responder se o trabalhismo morreu com Brizola, que as conquistas trabalhistas já foram feitas e que não há muita coisa para se conquistar. Pergunta: o que o senador ainda faz no Partido Democrático Trabalhista (PDT)?

Moderno
Na mesma entrevista, o senador Jefferson Peres afirmou que Brizola se equivocou com algumas idéias ultrapassadas, como a visão muito estatizante da economia, da qual ele não conseguiu se libertar. “Era uma tese obsoleta”, diz Jefferson. Para o senador, talvez, moderno e avançado sejam as estatais privatizadas – por um punhado de moedas – que achacam o trabalhador cobrando tarifas absurdas e irreais e prestando serviços cada vez piores.

Líder
A equipe de alunos do Ibmec São Paulo que participou do Student in Free Enterprise (Sife) conquistou o primeiro lugar na liga KPMG. Trata-se de uma competição internacional com participação reunindo mais de 1.600 universidades de 40 países em que as equipes apresentam projetos realizados com cunhos sociais, culturais e educativos. A equipe do Ibmec concorreu com oito projetos, dentre eles o São Paulo de Potengi, projetos do “Em foco”, Robalo e Trote da Cidadania, que ficou em primeiro lugar no Brasil.

RH
Balanced Scorecard, nova moda gerencial, uma ferramenta que permite implantar metas e medir a performance dos funcionários, será o tema de palestra que a Associação e o Sindicato dos Bancos do Estado do Rio de Janeiro promovem na próxima quinta-feira. Laércio Serra, especialista no assunto, vai explicar como funciona este sistema, suas vantagens e resultados. Inscrições gratuitas: (21) 2203-2188 ou 2253-1538.

Sem carga
Proprietários de automóveis Honda Fit têm sido surpreendidos por repentina falta de carga na bateria, sem motivo aparente. Depois de recarregada, a peça volta a funcionar sem aparentar mais problemas. Motoristas de caminhões-reboques a serviço de seguradoras alertam que o problema é comum. Por que a Honda demora em fazer o recall?

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCusto
Próximo artigoMáquina de imprimir

Artigos Relacionados

‘EUA do Mar’ seria considerado crime de lesa-pátria

Na terra de Biden, entregar navegação a estrangeiros é impensável.

Governo Bolsonaro não dá a mínima para a indústria

País perde empregos de qualidade e prejudica desenvolvimento.

Taxa sobre exportação de petróleo renderia R$ 38 bi

Imposto aumentaria participação do Estado nos resultados do pré-sal.

Últimas Notícias

Fundos de investimento poderão atuar como formadores de mercado na B3

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou os fundos de investimento a atuarem como formadores de mercado na B3, a bolsa do Brasil. A...

ABBC: Selic deve subir 1,50 ponto percentual

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne na próxima terça-feira (7) para decidir sobre a nova Selic, a taxa básica...

Ibovespa fecha a semana em alta

(alta de 0,013%). O volume representou uma extensão do movimento positivo registrado na quinta-feira (2), quando o índice fechou com forte alta de 3,66%,...

China: Incentivos fiscais para investidores estrangeiros

A China anunciou que estendeu suas políticas fiscais preferenciais para investidores estrangeiros que investem no mercado de títulos da parte continental do país. A...

Brasileiro teria renda 6 vezes maior com indústria forte

Entre 1950–70, PIB do País foi multiplicado por 10.