Inovação

Num país de recursos escassos como o Brasil, o incentivo à inovação tecnológica é a alternativa mais viável para romper o círculo vicioso do atraso tecnológico sem exigir grande sacrifício em termos de investimentos. “Essa foi a estratégia usada por países emergentes como Coréia, Índia e Taiwan, cujos PIB industriais não param de crescer em relação ao PIB do setor primário”, afirma o o diretor-geral da Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (Protec), Roberto Nicolsky. A entidade é a organizadora do III Encontro Nacional da Inovação Tecnológica (Enitec), que começa amanhã e vai até sexta-feira no Centro de Convenções da Firjan. A palestra de abertura será feita pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos. O Enitec ocorrerá na Av. Graça Aranha, 1 – 2° andar – Rio de Janeiro – RJ.

Nem morto – 2
Quem tenta pagar alguma compra nas lojas da empresa de telefonia celular Vivo com cheque é informado que precisa gastar mais R$ 4,50, para que a empresa Promo Capital verifique o cadastro do emissor do cheque. Isso tudo depois de passar por um teste de fidelidade digno de figurar num livro de administração: quem já é cliente ou quem pretende se tornar um engrossam a mesma fila – com tempo de espera não superior a 30 minutos. A concorrência agradece.

Jeitinho
Outras empresas de telefonia celular esperam primeiro fisgar o peixe para depois revelar como tratam seus clientes. Quem tenta ligar para o *800 da Claro invariavelmente ouve a mensagem: “Prezado cliente, todas as nossas posições de atendimento estão ocupadas; por favor, tente mais tarde.” Pois aqui vai uma dica: basta o usuário recorrer, através de um telefone fixo, ao 0800 0363636 e, ao ser perguntado pelo atendimento automático se já é cliente, responder que não. Imediatamente será atendido por um daqueles operadores que estavam ocupados para quem confessou que já foi fisgado.

Peres não entendeu
O líder do PDT no Senado, Jefferson Peres (AM), em entrevista ao site Congresso em Foco, afirmou, ao responder se o trabalhismo morreu com Brizola, que as conquistas trabalhistas já foram feitas e que não há muita coisa para se conquistar. Pergunta: o que o senador ainda faz no Partido Democrático Trabalhista (PDT)?

Moderno
Na mesma entrevista, o senador Jefferson Peres afirmou que Brizola se equivocou com algumas idéias ultrapassadas, como a visão muito estatizante da economia, da qual ele não conseguiu se libertar. “Era uma tese obsoleta”, diz Jefferson. Para o senador, talvez, moderno e avançado sejam as estatais privatizadas – por um punhado de moedas – que achacam o trabalhador cobrando tarifas absurdas e irreais e prestando serviços cada vez piores.

Líder
A equipe de alunos do Ibmec São Paulo que participou do Student in Free Enterprise (Sife) conquistou o primeiro lugar na liga KPMG. Trata-se de uma competição internacional com participação reunindo mais de 1.600 universidades de 40 países em que as equipes apresentam projetos realizados com cunhos sociais, culturais e educativos. A equipe do Ibmec concorreu com oito projetos, dentre eles o São Paulo de Potengi, projetos do “Em foco”, Robalo e Trote da Cidadania, que ficou em primeiro lugar no Brasil.

RH
Balanced Scorecard, nova moda gerencial, uma ferramenta que permite implantar metas e medir a performance dos funcionários, será o tema de palestra que a Associação e o Sindicato dos Bancos do Estado do Rio de Janeiro promovem na próxima quinta-feira. Laércio Serra, especialista no assunto, vai explicar como funciona este sistema, suas vantagens e resultados. Inscrições gratuitas: (21) 2203-2188 ou 2253-1538.

Sem carga
Proprietários de automóveis Honda Fit têm sido surpreendidos por repentina falta de carga na bateria, sem motivo aparente. Depois de recarregada, a peça volta a funcionar sem aparentar mais problemas. Motoristas de caminhões-reboques a serviço de seguradoras alertam que o problema é comum. Por que a Honda demora em fazer o recall?

Artigo anteriorCusto
Próximo artigoMáquina de imprimir
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Argentina fechará com China parceria do Cinturão e Rota

Iniciativa pode ser pontapé inicial para desenvolvimento e integração da América Latina.

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Castello Branco diz adeus à Petrobras

Assembleia de acionistas da estatal aprovou a destituição.

Alerj pede ao STF suspensão do pagamento de dívida na pandemia

Alerj estima que desde março de 2020, quando se iniciou a pandemia, o Estado do Rio já quitou R$ 1 bilhão em juros da dívida com a União.

Governo Bolsonaro tumultua e população vive drama para receber auxílio

Consórcio do Nordeste, formado por todos os governadores da região, defende que governo descentralize pagamento do benefício.

Indústria do cimento cresce 19% no 1º tri

Mau desempenho no primeiro trimestre de 2020, em razão das fortes chuvas e do início da pandemia, frente ao mesmo período de 2021, refletiram na alta do setor.

Metroviários de SP param por vacinas e lockdown

Greve de 24 horas pede medidas de prevenção contra Covid para trabalhadores do transporte público.