O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a variação da cesta de compras para famílias com renda até cinco salários mínimos, teve deflação de 0,14% em agosto deste ano. Em julho, o INPC havia registrado inflação de 0,26%. Em agosto do ano passado, a taxa ficou em 0,20%.
Com o resultado, o INPC acumula 2,80% no ano e 3,71% em 12 meses, segundo dados divulgados nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O INPC apresentou taxas mais baixas do que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, e que registrou deflação de 0,02% em agosto e inflação de 2,85% no ano e de 4,24% em 12 meses.
De acordo com o INPC, os produtos alimentícios recuaram 0,63% em agosto último, enquanto os não alimentícios tiveram um aumento de preços de apenas 0,02% no mês.
Agência Brasil
Leia também:
IAV-IDV: varejo deve ter maiores vendas de julho a agosto
Previsão de crescimento é de 5,5% em junho, 4,8% em julho e 5,2% em agosto
Como se preparar para as novas regras
Firjan debate os desafios da Reforma Tributária
Resolução para negociação de acordos
Cade abre consulta sobre proposta até o dia 23 de julho
Demanda por crédito no Brasil cresce 2,6% em abril
Segundo o Índice da Neurotech empresas de pequeno porte foram os principais destaques
Igualdade de gênero segue longe do comando das empresas
Presidências, Vice-presidências e Conselhos continuam quase inacessíveis para mulheres; 72,4% delas creem não haver igualdade de oportunidades no mercado de trabalho
Receita libera hoje consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda
Cerca de 6,5 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões