“Em 1880, o PIB por habitante do Brasil era quase igual ao dos Estados Unidos – 90% dele. Em 1913, com 23 anos de República Velha, o PIB por habitante dos EUA era sete vezes maior que o do Brasil. Havia sido rompida a estabilidade política e institucional. Em 2004, já era 11,5 vezes maior do que o do Brasil.” A contabilidade é do prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), para quem, no período que vai de 1840 a 1889 – Segundo Império – o regime político brasileiro foi o mais estável do mundo ocidental.
Presente de grego
Mais uma falha de segurança coloca em risco os usuários dos programas Word, Works e Windows Media Player, da Microsoft. Essas vulnerabilidades podem permitir a execução de programas maliciosos no microcomputador para efetivar o roubo de informações confidencial armazenadas nos sistemas.
“A descoberta dessas vulnerabilidades expõe o risco os computadores, uma vez que ainda não existem soluções para elas. Uma vez mais se demonstra a necessidade de se complementar a proteção de segurança a partir do uso de soluções proativas, como as tecnologias TruPrevent da Panda Software”, afirma Ricardo Bachert, CEO da Panda Software Brasil, especializada em segurança.
Às vésperas das compras de Natal, a descoberta de falhas como essa derrubam as pretensões de crescimento das empresas de vendas online.
Tim-tim
As vendas dos vinhos e espumantes da Chateau Lacave, de Caxias do Sul, cresceram 40% desde outubro, em relação aos demais meses do ano. Segundo a empresa, o aumento é recorrente nesse período. Diante do aumento da demanda, a vinícola elevou a produção em cerca de 40% e contratou 50 funcionários temporários, incluindo responsáveis por produção e merchandising, degustadores e repositores. Localizado na Serra Gaúcha, centro da vinicultura e do enoturismo brasileiro, o Chateau Lacave é o único castelo a abrigar uma vinícola nas Américas.
Dogma em xeque
Vá lá que, como sempre, o presidente Lula também nada sabia do estado de pane do sistema aéreo nacional. Mas, a partir de agora, deveria se policiar para não repetir a promessa de seguir religiosamente a responsabilidade fiscal que levou ao desmonte do setor de transportes em terra, ar e mar. Foi repetindo o mesmo mantra que Geraldo Alckmin viu as rebeliões do PCC implodirem seu festejado choque de gestão.
Novos amigos
Embora não tenha conseguido chegar ao segundo turno, a senadora Heloísa Helena, candidata do PSOL à presidência da República, encerra 2006 com o patrimônio político em viés de alta. No discurso em que se despediu do Senado, quarta-feira, recebeu cerca de 20 apartes de seus pares de praticamente todos os partidos com elogios a sua atuação política e votos de que volte em breve à Casa. O apoio menos efusivo veio do PT, no qual apenas os senadores Eduardo Suplicy e Paulo Paim saudaram sua ex-colega de partido. Como diria o presidente Lula, o PT, em seu processo de “evolução natural”, tem hoje outros referenciais paradigmáticos, como Delfim Netto, Jáder Barbalho e José Sarney.
Nota 10
Acontece nesta quinta-feira a entrega da sétima edição do Certificado de Acessibilidade Nota 10, concedido pela Comissão de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O certificado, iniciativa da presidente da comissão, deputada Georgette Vidor, é entregue de quatro em quatro meses, nas categorias Diamante, Ouro, Prata e Bronze. Desde a sua criação, foram agraciadas cerca de 150 empresas públicas e privadas. A cerimônia será realizada no Auditório Nelson Carneiro, às 11h.
Mantega no saguão
O apagão aéreo atualiza antigo lugar comum dos cadernos culturais da imprensa nacional. A partir de agora, em lugar do tradicional “Quem você deixaria numa ilha deserta?”, deve-se perguntar: “Quem você deixaria no aeroporto esperando um vôo na hora do rush?”. A equipe econômica larga na frente no ranking das respostas.
Os porcalhões
Os Estados Unidos respondem por 36,1% da emissão mundial de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. O país de George Bush, que, emblematicamente é o que mais se opõe a assinar o Tratado de Kyoto, é seguido por Rússia (17,4%), Japão (8,5%), Alemanha (7,4%) e Reino Unido (4,3%), entre os cinco mais poluidores.