Beijing, 28 nov (Xinhua) — A partir do início deste ano, um número crescente de instituições financeiras estrangeiras tem dado um voto de confiança na China, estabelecendo novas entidades de valores mobiliários e expandindo o escopo de seus negócios existentes em um mercado que continua a crescer e se abrir.
O DBS Group, sediado em Singapura, obteve aprovação regulatória para aumentar a sua participação na DBS Securities China de 51% para 91%, com a transação avaliada em cerca de 823 milhões de yuans (cerca de US$ 114,33 milhões), de acordo com o grupo nesta terça-feira.
A medida demonstra o firme compromisso do grupo com o mercado chinês, uma vez que continuou a aumentar os investimentos no país nos últimos anos. A aquisição permitirá que a DBS Securities China aproveite melhor os recursos do Grupo para aprimorar os serviços de mercado de capitais que oferece, de acordo com o grupo.
Este ano, outras instituições financeiras estrangeiras, especialmente empresas de valores mobiliários, também aumentaram sua presença no país, uma vez que a China promove firmemente a abertura institucional abrangente de mercado, aprofunda a interconectividade dos mercados interno e externo e apoia mais instituições estrangeiras a investirem no mercado chinês.
A Standard Chartered Securities China Limited iniciou oficialmente seus negócios no início deste ano. Até o momento, a empresa obteve as aprovações regulatórias para prestar serviços relacionados à custódia de fundos de investimento em títulos, participar do programa “Bond Connect” entre a parte continental da China e Hong Kong e aderir ao programa-piloto “Wealth Management Connect” na Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.
O setor financeiro da China continuou a se abrir tanto em largura quanto em profundidade, o que oferece oportunidades de desenvolvimento sustentável para a empresa expandir seus negócios no mercado chinês, de acordo com Jean Lu, CEO da Standard Chartered China.
A BNP Paribas estabeleceu oficialmente sua filial de títulos na China em julho deste ano e se tornou a quarta empresa de títulos de propriedade totalmente estrangeira aprovada no país. Outro conglomerado bancário, a Morgan Stanley, também viu a sua filial de títulos na China obter aprovações para adicionar serviços de consultoria de investimento em títulos ao seu escopo de negócios no mercado em março.
O estabelecimento de empresas de valores mobiliários de propriedade totalmente estrangeira e a expansão do escopo de negócios das instituições financeiras estrangeiras refletem o forte apelo do mercado chinês, que está otimizando continuamente as políticas para aumentar a conveniência dos investimentos de capital estrangeiro de médio e longo prazo, afirmou Chen Li, economista-chefe da Chuancai Securities.
O país começou a implementar regras revisadas para investidores institucionais estrangeiros qualificados, ou seja, QFII e RMB QFII, desde o final de agosto, com revisões importantes, como a simplificação dos procedimentos de registro de negócios e a otimização do gerenciamento de contas e fluxos de fundos internacionais.
No início deste mês, o país divulgou regras revisadas sobre o investimento estratégico de investidores estrangeiros em empresas listadas, permitindo que pessoas físicas estrangeiras façam investimentos estratégicos em empresas listadas. O país também solicitou a promoção constante da abertura do mercado de futuros em um conjunto de diretrizes divulgadas em outubro.
De acordo com dados oficiais da Comissão Reguladora de Valores da China, o número de investidores institucionais estrangeiros qualificados havia aumentado para quase 858 até 9 de novembro, com mais de 40 investidores estrangeiros recebendo o status de QFII este ano.
Como a economia chinesa continua a crescer de forma estável e sua estrutura continua a se otimizar, os especialistas do setor acreditam que as instituições financeiras estrangeiras aumentarão ainda mais suas participações em ativos em RMB no futuro.
O avanço da abertura do mercado financeiro da China proporcionará canais de investimento diversificados para o capital estrangeiro, enquanto o fortalecimento da influência global do RMB o torna uma opção importante para os investidores alocarem os ativos em seus portfólios de investimento, comentou Tian Lihui, diretor do Instituto de Finanças e Desenvolvimento da Universidade de Nankai. Fim
Leia também:
Índice de logística de comércio eletrônico da China atinge em novembro o maior nível em sete anos
Beijing, 9 dezembro (Xinhua) — O índice de logística de comércio eletrônico da China atingiu em novembro seu nível mais alto em sete anos, de acordo com os resultados de uma pesquisa divulgada no domingo pela Federação Chinesa de Logística e Compras e pela gigante do comércio eletrônico JD.com. O índice de logística do comércio […]
Preços ao consumidor da China se recuperam em novembro
Beijing, 9 dezembro (Xinhua) — Os preços ao consumidor da China se estabilizaram em novembro devido à maior confiança dos compradores, apresentaram dados oficiais nesta segunda-feira. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), um dos principais indicadores de inflação, subiu 0,2% ano a ano em novembro, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE). […]
Órgão regulador da China promete maior abertura do mercado de futuros
A China abrirá ainda mais seu mercado de futuros para permitir que investidores institucionais estrangeiros qualificados comercializem mais tipos de derivativos, de acordo com um alto funcionário.
IPP da China registra queda menor em meio ao aquecimento da demanda doméstica
O índice de preços ao produtor (IPP) da China, que mede os custos dos produtos no portão de fábrica, caiu anualmente 2,5% em novembro.
Giga fábrica de motores da montadora chinesa FAW Jiefang entra em operações
Dalian, 6 dez (Xinhua) — Uma giga fábrica de produção de motores operada pela FAW Jiefang, subsidiária de caminhões da importante montadora chinesa FAW Group, iniciou suas operações na cidade de Dalian, Província de Liaoning, no nordeste da China, nesta quinta-feira. A construção da giga fábrica começou em julho de 2022, com um investimento total […]
China tem 4,1 milhões de estações-base 5G
Beijing 6 dezembro (Xinhua) — O número de estações-base 5G na China ultrapassou 4,1 milhões, mostraram dados do Ministério da Indústria e Informatização nesta sexta-feira. Atualmente, as tecnologias 5G foram aplicadas em 80 principais setores da economia nacional, e a rede 5G está cobrindo mais áreas rurais, de acordo com o ministério. Serão tomadas medidas […]