Integração com ganhos para os dois lados

213

Tecnologia e fator humano, uma união que resulta em boa comunicação. Assim foi o debate na terceira edição do Fórum de Meios de Comunicação da China, América Latina e Caribe, que aconteceu na semana que se encerra em Buenos Aires. Os chineses visam uma integração maior com os latino-americanos, parte da estratégia geopolítica e comercial de seu país. A América Latina busca uma parceria que pode dar ganhos para a região. Comunicação e cultura são peças-chave para a cooperação.

No primeiro Fórum, realizado em Santiago do Chile em 2016, o presidente chinês, Xi Jinping, anunciou um programa de intercâmbio entre jornalistas chineses e latinos (do qual JC Cardoso, do MONITOR, participou este ano, ficando seis meses em Beijing). Este ano, Xi e os principais líderes mundiais chegam à Argentina no próximo domingo, dia 2, para a reunião do G20.

No Fórum, quase 200 jornalistas trocaram experiências. Um dos anfitriões, Cai Mingzhao, presidente da agência de notícias Xinhua, apresentou impressionantes desenvolvimentos tecnológicos que facilitarão o intercâmbio de reportagens, como ferramentas para tradução e uma nuvem para publicação de matérias.

Fang Jiangshan, vice editor-chefe do Diário do Povo da China, destacou a importância da cooperação para troca de culturas, com o conceito de ganhos recíprocos. Ele destacou a importância de construir uma plataforma conjunta de mídia China, América Latina e Caribe.

Espaço Publicitáriocnseg

Maria Andrea Ramos, do jornal Debate, do México, mostrou como a boa qualidade jornalística, aliada ao bom uso de ferramentas digitais, possibilitou a uma publicação de uma pequena província mexicana ganhar destaque na mídia regional.

As parcerias se consolidam. Ganham os dois lados.

 

Criminalização da advocacia

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) emitiu parecer contrário à proposta que está sendo analisada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que visa a respaldar o ajuizamento de ações criminais e de improbidade administrativa contra advogados que emitem pareceres em processos administrativos, especialmente os relacionados a licitações.

O advogado Romeu Felipe Bacellar Filho, autor do parecer, afirma que “atualmente, se verifica a criminalização indevida da advocacia, em total desacordo com o texto constitucional”. Não cabem investigações, “a não ser que haja prova consistente de fatos que revelem a intenção dolosa e indiquem enriquecimento ilícito decorrente de atividade deliberadamente ilegal”.

 

Empreender

Luiz Affonso Romano, CEO do Laboratório da Consultoria e presidente da Associação Brasileira de Consultores (ABCO), realizou palestra no Clube de Engenharia sobre “Consultoria: oportunidade de trabalho para engenheiros”, frisando que nos dias de hoje a preparação para o empreendedorismo e para a segunda carreira é de inteira responsabilidade de cada um, indelegável, e o autodesenvolvimento é contínuo em um mundo de trabalho automatizado, robotizado e sem empregos, tanto para os jovens como para os adultos com múltiplas competências e experiências.

 

Rápidas

O advogado Felipe Oquendo, do escritório Di Blasi, Parente & Associados, será um dos palestrantes do XX Congresso da Associação Interamericana da Propriedade Intelectual (Asipi), nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro *** Autor do livro Como os advogados mudaram o mundo (Editora Nova Fronteira), José Roberto de Castro Neves, membro da Comissão de Direito Civil do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), fará a palestra de abertura do seminário “Advocacia trabalhista – desafios, perspectivas e oportunidades”, nesta segunda, das 16h às 19h, no Plenário do IAB, no Centro do Rio. Inscrições: www.iabnacional.org.br/eventos *** Nesta segunda, às 19h, o especialista em educação financeira Reinaldo Domingos lança na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (DF) a sua nova obra Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar *** Ainda na segunda-feira, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ) realizará, no Hilton Copacabana, o Encontro de RH para RH, além da realização da tradicional cerimônia do Prêmio Ser Humano (PSH) *** A Divisão de Teatro da Uerj e o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro realizam nesta terça-feira “O Japão na Uerj”, em comemoração aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Será um dia de imersão na cultura do país asiático. Mais informações em https://goo.gl/6rnLEw

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui