30.7 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 24, 2021

Integração com ganhos para os dois lados

Tecnologia e fator humano, uma união que resulta em boa comunicação. Assim foi o debate na terceira edição do Fórum de Meios de Comunicação da China, América Latina e Caribe, que aconteceu na semana que se encerra em Buenos Aires. Os chineses visam uma integração maior com os latino-americanos, parte da estratégia geopolítica e comercial de seu país. A América Latina busca uma parceria que pode dar ganhos para a região. Comunicação e cultura são peças-chave para a cooperação.

No primeiro Fórum, realizado em Santiago do Chile em 2016, o presidente chinês, Xi Jinping, anunciou um programa de intercâmbio entre jornalistas chineses e latinos (do qual JC Cardoso, do MONITOR, participou este ano, ficando seis meses em Beijing). Este ano, Xi e os principais líderes mundiais chegam à Argentina no próximo domingo, dia 2, para a reunião do G20.

No Fórum, quase 200 jornalistas trocaram experiências. Um dos anfitriões, Cai Mingzhao, presidente da agência de notícias Xinhua, apresentou impressionantes desenvolvimentos tecnológicos que facilitarão o intercâmbio de reportagens, como ferramentas para tradução e uma nuvem para publicação de matérias.

Fang Jiangshan, vice editor-chefe do Diário do Povo da China, destacou a importância da cooperação para troca de culturas, com o conceito de ganhos recíprocos. Ele destacou a importância de construir uma plataforma conjunta de mídia China, América Latina e Caribe.

Maria Andrea Ramos, do jornal Debate, do México, mostrou como a boa qualidade jornalística, aliada ao bom uso de ferramentas digitais, possibilitou a uma publicação de uma pequena província mexicana ganhar destaque na mídia regional.

As parcerias se consolidam. Ganham os dois lados.

 

Criminalização da advocacia

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) emitiu parecer contrário à proposta que está sendo analisada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que visa a respaldar o ajuizamento de ações criminais e de improbidade administrativa contra advogados que emitem pareceres em processos administrativos, especialmente os relacionados a licitações.

O advogado Romeu Felipe Bacellar Filho, autor do parecer, afirma que “atualmente, se verifica a criminalização indevida da advocacia, em total desacordo com o texto constitucional”. Não cabem investigações, “a não ser que haja prova consistente de fatos que revelem a intenção dolosa e indiquem enriquecimento ilícito decorrente de atividade deliberadamente ilegal”.

 

Empreender

Luiz Affonso Romano, CEO do Laboratório da Consultoria e presidente da Associação Brasileira de Consultores (ABCO), realizou palestra no Clube de Engenharia sobre “Consultoria: oportunidade de trabalho para engenheiros”, frisando que nos dias de hoje a preparação para o empreendedorismo e para a segunda carreira é de inteira responsabilidade de cada um, indelegável, e o autodesenvolvimento é contínuo em um mundo de trabalho automatizado, robotizado e sem empregos, tanto para os jovens como para os adultos com múltiplas competências e experiências.

 

Rápidas

O advogado Felipe Oquendo, do escritório Di Blasi, Parente & Associados, será um dos palestrantes do XX Congresso da Associação Interamericana da Propriedade Intelectual (Asipi), nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro *** Autor do livro Como os advogados mudaram o mundo (Editora Nova Fronteira), José Roberto de Castro Neves, membro da Comissão de Direito Civil do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), fará a palestra de abertura do seminário “Advocacia trabalhista – desafios, perspectivas e oportunidades”, nesta segunda, das 16h às 19h, no Plenário do IAB, no Centro do Rio. Inscrições: www.iabnacional.org.br/eventos *** Nesta segunda, às 19h, o especialista em educação financeira Reinaldo Domingos lança na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (DF) a sua nova obra Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar *** Ainda na segunda-feira, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ) realizará, no Hilton Copacabana, o Encontro de RH para RH, além da realização da tradicional cerimônia do Prêmio Ser Humano (PSH) *** A Divisão de Teatro da Uerj e o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro realizam nesta terça-feira “O Japão na Uerj”, em comemoração aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Será um dia de imersão na cultura do país asiático. Mais informações em https://goo.gl/6rnLEw

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Incerteza da população ou dos mercados?

EUA e Reino Unido espalham suas expectativas para os demais países.

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Copom está alinhado com maioria da expectativa do mercado

Considerando foco na inflação de 2022, estamos considerando agora que BC começará a aumentar Selic em maio e não em agosto.

Primeira prévia dos PMI’s e avanço da Covid-19

Bolsa brasileira sucumbe ao terceiro dia de queda, mediante aos temores fiscais.

Exterior em baixa

Queda acontece em meio às preocupações com problemas para obtenções de vacinas.

Más notícias persistem

Petróleo negociado em NY mostrava queda de 2,60% (afetando a Petrobras), com o barril cotado a US$ 51,75.

Mercado reagirá ao Copom e problemas internos

Na Europa, Londres teve alta de 0,41%. Frankfurt teve elevação de 0,77%. Paris teve ganhos de 0,53%.