Boao, 28 mar (Xinhua) — A integração econômica regional vem avançando na Ásia, de acordo com um relatório divulgado pelo Fórum Boao para a Ásia (BFA) nesta terça-feira.
O Relatório Anual 2023 do BFA Asian Economic Outlook and Integration Progress afirma que, em 2021, a dependência global do comércio asiático de bens permaneceu estável, enquanto a dependência comercial entre as economias asiáticas permaneceu em um nível relativamente alto. Os papéis da ASEAN e da China como centros de comércio de mercadorias permaneceu inalterado.
A maioria das principais economias asiáticas aumentou sua dependência das fábricas asiáticas na última década, de acordo com o relatório.
“A Ásia possui uma vantagem significativa na produção de produtos competitivos nas cadeias de valor globais. Dos 22 principais produtos intermediários das fábricas asiáticas em termos de valor de exportação, 21 apresentaram crescimento significativo nas exportações, com produtos de componentes eletrônicos, como circuitos integrados, que apresentam a maior velocidade de crescimento, a uma taxa de crescimento de até 28,8% em 2021”, segundo o relatório.
Em 2021, os fluxos de investimento estrangeiro direto (IED) na região da Ásia-Pacífico representaram 45% dos fluxos globais de IED, atingindo um recorde de mais de 710 bilhões de dólares, segundo o relatório.
“A integração financeira aprofundada na Ásia tornou as economias regionais mais resistentes aos impactos negativos dos fluxos internacionais de capital. No final de 2021, o estoque de saídas globais de investimentos de carteira na Ásia estava próximo de US$ 11,7 trilhões”, disse o relatório.
Até o final de 2021, as economias asiáticas alocaram 19,5% de seu portfólio global de investimentos para os mercados da Ásia. Entre as economias de Parceria Econômica Abrangente Regional (RCEP), Indonésia, Malásia e Singapura apresentaram o maior nível de alocação de investimento de portfólio para a região, acrescentou o relatório. Fim
Leia também: