Você já cogitou em internacionalizar sua empresa? “Mas isso é hora de pensar numa coisa dessas?”, você pode dizer. Estamos enfrentando uma crise sanitária histórica por conta da pandemia de Covid-19, que nos levou a uma crise econômica também para marcar uma era.
Então, a resposta é: sim! Somente se arriscando, abrindo-se a possibilidades que você ainda não tinha cogitado, é que poderá encontrar uma boa surpresa no meio de tantas incertezas. Até porque ninguém sabe quando será o último capítulo desta novela tão conturbada. E se você já vinha pensando nessa possibilidade, saiba que não é preciso esperar as fronteiras reabrirem para os brasileiros. É possível fazer tudo de forma virtual e com segurança.
Minha história como empresária pode ser um exemplo de como é importante arriscar quando se percebe que há condições favoráveis – e muita disposição para empreender. Há 17 anos, conheci Miami e a vontade de apostar em um lugar novo foi tão forte que me estabeleci na cidade e, dois anos depois, já tinha um negócio próprio, a consultoria America Expert LLC. E o meu primeiro conselho é: procure ajuda de especialistas confiáveis, com boa reputação e que conheçam bem tanto o mercado americano quanto o brasileiro.
Os conhecimentos como administradora e a percepção que adquiri do mercado norte-americano foram a base para a consultoria, especializada em orientar brasileiros que pretendam empreender, vivendo nos Estados Unidos, ou aqueles que, morando no Brasil, queiram internacionalizar suas marcas. Na nossa consultoria, orientamos brasileiros de todos os estados americanos.
Particularmente, considero a Flórida uma excelente porta de entrada para estrangeiros. Cerca de 22% dos brasileiros que se estabeleceram nos Estados Unidos escolheram o estado, segundo a American Community Survey (ACS). Recomendo o local a quem estuda onde estabelecer seu empreendimento. É uma região com grande miscigenação latina e tem uma boa localização de porto e aeroporto, facilitando a logística.
Com as restrições por causa do enfrentamento à pandemia, a expressão “estar em todos os lugares” ganhou um novo patamar. Nada mais natural do que querer expandir um empreendimento. Podemos citar empresas brasileiras que já haviam se internacionalizado e como isso significou um grande passo em suas trajetórias. É o caso das Havaianas, Fogo de Chão, Osklen. E o que dizer da Granado? Uma perfumaria brasileira que já tem lojas na capital mundial do perfume: Paris.
Vamos a algumas vantagens de se internacionalizar uma empresa. Ela passa a ter o prestígio de uma multinacional, o que acaba atraindo investimentos estrangeiros; uma empresa registrada em terras americanas goza de todas as vantagens da legislação do país, além de incentivo fiscal e possíveis parcerias com bancos. Além disso, há mais possibilidades de lucro, já que estamos falando da maior economia do mundo. É uma forma também do empresário não ficar preso a inconstâncias e mudanças econômicas de apenas um país. Os custos para abrir uma empresa nos Estados Unidos e manutenção da mesma são infinitamente menores, e o processo muito menos burocrático.
Com a empresa aberta nos Estados Unidos, é possível reduzir valores de compras para importação de produtos sem se preocupar com volume, podendo negociar o frete dos produtos a um preço vantajosamente inferior. A empresa terá, ainda, mais facilidade de distribuição dos produtos não só nos EUA, como também em outros países, além da possibilidade de isenção de impostos de produtos comprados dentro do país.
Mas o primeiro passo para uma empresa no exterior dar certo é fazer um estudo de viabilidade de expansão, além de uma pesquisa de mercado. Uma consultoria, com esses dados, poderá traçar um plano de negócios para o mercado norte-americano, incluindo perfil do cliente, custos, pontos de venda etc.
E se você já mora nos Estados Unidos ou pretende se estabelecer no país quando as fronteiras forem reabertas, é bom estar sempre bem assessorado, porque quanto mais correto estiverem os seus negócios, mais segurança você terá como migrante, não dependendo de políticas governamentais para ter assegurado os seus direitos como cidadão.
Simone Oliveira é CEO da consultoria America Expert LLC.