Internet representa uma das maiores revoluções do século XX

106
Internet 5G. Imagem: divulgação
Internet 5G (imagem divulgação)

Neste sábado (17) comemora-se o Dia da Internet, também chamado de Dia Mundial da Internet. Esse dia foi celebrado pela primeira em 25 de outubro de 2005. Pensar em um mundo sem internet é impensável tanto para quem já nasceu com a existência da tecnologia quanto para geração anterior. E é uma das maiores revoluções do século XX.

Em 2023, pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou que 88% da população brasileira com 10 anos ou mais tinha acesso à internet, representando cerca de 164,5 milhões de pessoas. E 72,5 milhões de domicílios no Brasil tinham acesso à internet.

No setor bancário, a internet representou uma revolução. “Não há dúvidas de que a transformação digital em estados e cidades melhora a qualidade de vida das pessoas, ao otimizar serviços públicos, aumentar a segurança, facilitar a mobilidade e promover a inclusão digital”, destacou o banco em texto.

Lançado em 2020 como resposta emergencial à pandemia de Covid19, o Caixa Tem se consolidou como uma das maiores plataformas de inclusão financeira e digital do mundo. A ferramenta permitiu que milhões de brasileiros recebessem benefícios sociais com praticidade e segurança, reduzindo filas, deslocamentos e barreiras de acesso.

Espaço Publicitáriocnseg

Por meio do Caixa Tem, o banco realiza mais de 23 milhões de pagamentos de programas sociais de forma digital todos os meses. O banco público diz que vem ampliando sua presença em regiões remotas, gerando economia de tempo e dinheiro para as pessoas, que não precisam mais se deslocar para acessar seus benefícios.

“A data também conecta a Caixa aos compromissos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), ao alinhar suas soluções digitais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que se preocupa com as cidades e comunidades sustentáveis”, destacou o banco.

Financiamento

A Caixa dispõe de linha de financiamento e serviços de consultoria para apoiar Estados e Municípios na implementação dessas soluções. O advogado e cientista político Nauê Pinheiro de Azevedo explica por que a inovação e o cuidado com o planeta precisam caminhar lado a lado. “A tecnologia é necessária para que a gente consiga alcançar uma agenda sustentável. Não é possível falar de clima e meio ambiente esquecendo da sociedade, das pessoas. É essencial discutir como o acesso da população aos recursos tecnológicos, atuais e futuros, serão decisivos para enfrentarmos a crise climática e socioambiental que tanto nos afeta. Para isso, a aliança entre sustentabilidade e inclusão digital é fundamental”, afirma.

Caixa Tem

Os microempreendedores individuais (MEIs) também estão sendo beneficiados pela ferramenta Caixa Tem. Em julho do ano passado, a Caixa lançou um pacote de serviços digitais para atender às necessidades da categoria que cresce a cada ano no país. As soluções começam pela Conta Digital PJ MEI, exclusiva no Caixa Tem, com processo de abertura 100% digital. Além de não precisarem ir até a uma agência do banco, ao abrirem a conta digital os MEIs têm acesso a um portfólio de produtos e serviços da Caixa, como o crédito GiroCaixa Fácil e o credenciamento à azulzinha, tecnologia que permite o empreendedor usar o aparelho celular como maquininha de cartão. Já foram abertas mais de 130 mil contas PJ MEI pelo Caixa Tem.

O diretor de Sustentabilidade e Cidadania Digital da Caixa, Jean Benevides, lembra que o Caixa Tem surgiu como resposta às limitações surgidas durante a Pandemia de COVID19. “Mais uma vez, o maior banco público da América Latina cumpriu seu papel de inclusão social e de democratização dos serviços financeiros. Talvez tenha sido um dos projetos mais bem-sucedidos já realizados pelo banco. Em poucos meses, mais de 120 milhões de brasileiros foram cadastrados no APP”, destaca Benevides.

Compromissos climáticos

As ações digitais da Caixa também dialogam com os eixos da COP30, especialmente aqueles voltados ao financiamento climático, justiça social e uso de tecnologias sustentáveis. Ao reduzir a necessidade de deslocamentos e filas presenciais, o banco contribui para a diminuição da emissão de carbono e promove soluções de baixo impacto ambiental.

Além disso, iniciativas como o Programa Mais Professores, que oferece pacotes de vantagens para educadores, fortalecem o papel da Caixa na valorização da educação como vetor de desenvolvimento sustentável — em sintonia com a ODS 4 da ONU.

Segundo Rodrigo Fragola, profissional reconhecido na área de segurança da informação e pioneiro em soluções tecnológicas inovadoras, os bancos públicos desempenham um papel fundamental e possuem uma contribuição significativa

para promover um Brasil mais inclusivo e justo no âmbito digital e tecnológico, atuando tanto em iniciativas localizadas quanto em programas de alcance nacional, sempre com a preocupação com a segurança e a privacidade dos usuários.

A linha de crédito Finisa Transformação Digital, lançada em 2024, destina-se a apoiar estados e municípios na modernização tecnológica, financiando a aquisição de equipamentos de informática, instalação de redes de fibra ótica, e equipamentos para distribuição de sinal de internet e processamento de dados, entre outras ações. O programa vai ao encontro da Estratégia Nacional de Governo Digital, buscando ampliar o acesso a serviços públicos e incentivar práticas de sustentabilidade.

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui