Invasão chinesa: duas novas marcas chegam ao Brasil

GAC Motors e Zeekr, marcas chinesas, chegam ao Brasil com novos elétricos; Stellantis e Hyundai ampliam suas operações no país.

139
Zeekr X marca de carro chinesa

Duas novas marcas chinesas desembarcam no Brasil com a promessa de investimentos e carros eletrificados e tecnológicos: Zeekr e GAC.

A Zeekr, marca de elétricos do grupo Geely (dona da Volvo, Lotus e Smart, entre outras), prepara um evento de estreia no Brasil para o dia 10 de outubro, quando anunciará a chegada de seus veículos elétricos premium.

Ou seja, ela não mira a BYD, e sim marcas do porte de BMW e Porsche. A Zeekr inicia a pré-venda de dois modelos: o SUV compacto X e o sedã 001. O moderno 007 deve chegar em 2025.

O nome Zeekr vem de ZE, ou zero, o que, segundo a marca, representa evolução e eletrificação. Já o KR vem de Krypton, ou criptônio, um gás raro que emite luz quando eletrificado. Ronaldo Znidarsis, ex-GM e Nissan, comanda as operações brasileiras.

Espaço Publicitáriocnseg

GAC pretende ter fábrica

Com intenções mais ousadas, estreia em breve também em terras brasileiras a GAC Motor, uma subsidiária da Guangzhou, criada em 2019 e quinta maior fabricante da China.

presidente da marcas de carros chinesa GAC motors Feng Xingya com Alckmin

Em um encontro de executivos com o vice-presidente Geraldo Alckmin na China, em junho, foi prometido um investimento da ordem de US$ 1 bilhão no Brasil.

“Nos próximos 5 anos, a GAC, junto com sua cadeia de suprimentos, planeja investir US$ 1 bilhão no Brasil, incluindo planos para estabelecer fábricas, centro de pesquisa e desenvolvimento e depósitos para peças de reposição”, disse Feng Xingya, presidente do grupo GAC.

Recentemente, a GAC Brasil anunciou a contratação de Marcello Braga como diretor de marketing. O executivo tem passagens pela JAC Motors e Caoa Chery. Um dos objetivos é firmar uma planta no Brasil e ser a maior operação fora da China.

Com elétricos e híbridos em seu portfólio, a GAC deve competir com os chineses que mais fazem sucesso por aqui hoje, como BYD e GWM.


Stellantis produzirá um Jeep em Porto Real

A planta da Citroën em Porto Real (RJ) já iniciou a produção do Basalt, SUV cupê que completa a família C-Cubed, composta pelo C3 e o Aircross.

A fábrica do grupo Stellantis, que já confirmou que será multimarcas, também está sendo preparada para receber a produção de um inédito SUV da marca Jeep, o primeiro fora da planta de Goiana (PE).

20240910 -PORTO REAL-RJ - STELLANTIS -  BASALT - Foto Leo Lara/Studio Cerri
20240910 -PORTO REAL-RJ – STELLANTIS – BASALT – Foto Leo Lara/Studio Cerri

Trata-se do Jeep Avenger, que usará a mesma plataforma CMP da Citroën, com o sistema micro-híbrido Bio-Hybrid. Ele é menor que o Renegade e, por isso, será o modelo de entrada da Jeep no Brasil.

O novo Basalt, SUV cupê que a Citroën garante que será o mais acessível do mercado, promete interior espaçoso e bom desempenho, já que vem equipado com o motor T200, o 1.0 turboflex de até 130 cv de potência. Preço e demais detalhes serão anunciados nas próximas semanas.


Hyundai inicia a pré-venda do Ioniq 5

Finalmente, a Hyundai inicia as vendas de um modelo 100% elétrico no Brasil e em grande estilo: já está em pré-venda o Ioniq 5, com entregas previstas para novembro.

A primeira versão a ser comercializada é a Signature, por R$ 394.990.

Hyundai  Ioniq 5

O crossover vem equipado com bateria de 84 kWh e dois motores elétricos integrados aos eixos dianteiro e traseiro (tração integral), o que entrega torque de 61,6 kgfm e potência de 325 cv. A autonomia é de 374 km, segundo o Inmetro.

A recarga é outro destaque: em eletropostos rápidos DC, a bateria pode chegar a 80% de carga em 18 minutos. Além disso, apenas 5 minutos de carga são suficientes para rodar 100 km.

A tecnologia de rodagem conta com 50 sensores que monitoram, numa frequência de mais de 100 vezes por segundo, o cálculo do torque necessário para cada roda. Ao detectar derrapagem, o sistema inteligente redireciona a potência entre os eixos dianteiro e traseiro e aplica uma pressão de frenagem sutil nas rodas esquerda e direita para ajudar a manter a tração.

Por dentro, o multimídia e painel de instrumentos integrados formam uma tela de 24,6”, além do head-up display, câmera 360 graus e sistemas completos de assistência ao condutor. O teto solar panorâmico possui cortinas retráteis que se abrem em sentidos opostos.

Os assentos dianteiros são ajustáveis eletricamente em 8 pontos com memória, e os assentos traseiros possuem ajuste longitudinal elétrico e inclinação customizável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui