Inverídica

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu o trecho do programa da Frente do Sim em que se formula a pergunta sobre compra de munição para quem já possui arma. O ministro relator Marcelo Ribeiro considera, em análise preliminar, que está sendo veiculada “informação sabidamente inverídica”. Os defensores do fim da comercialização de armas e munição explicavam que os atuais detentores de armas poderiam continuar comprando munição, mesmo após o referendo. A estratégia do pessoal do Sim era tentar desviar a atenção para mais um dos argumentos que estão conquistando adeptos para a tese contrária à proibição da venda de armamento.

Tudo igual
Um funcionário de banco que trabalha em Campinas, em função idêntica a de um funcionário que trabalha em São Paulo, tem direito à equiparação salarial, determinou a subseção de Dissídios Individuais 1 do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O tribunal levou em consideração que as duas cidades, da mesma região geoeconômica, possuem condições de vida semelhantes.
Segundo a advogada trabalhista Crislaine Simões, da Innocenti Advogados Associados, a CLT determina salário igual, nesses casos, para empregados com diferença de tempo de serviço não superior a dois anos. A advogada alerta que essa contagem baseia-se no tempo na função, na atividade da qual se pretende a equiparação, e não na data da admissão na empresa.

Globalização
De acordo com o pesquisador Marc Humbert, no seminário Reggen, se a globalização é fruto do desenvolvimento natural das forças de mercado, na regionalização as decisões políticas são componentes indispensáveis. “A globalização é vista por muitos como uma agenda ideológica, porém sua dinâmica não é nova: está baseada na liberalização. Os organismos multilaterais foram instrumentos para imposição desses princípios neoliberais”, disse. Para ele, a globalização fracassou em cumprir suas promessas. “É apenas um outro nome para o papel hegemônico dos EUA.”

Férias forenses
Será votado, nesta terça-feira projeto de lei de autoria do Poder Judiciário que dispõe sobre o recesso forense. O objetivo, mais que conservar a folga de fim de ano dos juízes, é garantir um período de férias para advogados. Pelo projeto, será feriado forense o período entre 20 de dezembro e 5 de janeiro, apenas para os efeitos processuais – ou seja, os advogados não correrão o risco de perder os prazos. O expediente interno da justiça fluminense será mantido.

Sua alteza
Chega dia 15 – e fica até 22 de outubro – a princesa Benedikte da Dinamarca. Ela visitará as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

Luz
O embaixador Marco Aurélio Garcia, chefe da assessoria especial da Presidência da República, defendeu os feitos do governo Lula no seminário do Reggen. Segundo ele, o país não terá mais apagão, como ocorreu no governo FH. Bastou o embaixador sair para o Hotel Glória, onde se realiza o evento, ficar duas vezes às escuras.
Os empresários do setor não estão tão otimistas quanto Garcia. O Brasil deve enfrentar novo racionamento em 2008 ou 2009.

Terceira divisão
Lula foi a Niterói prestigiar Godofredo Pinto, um dos poucos prefeitos petistas no Rio de Janeiro. Mas o resultado da primeira fase da licitação da estatal Transpetro deixou para a antiga capital do estado apenas navios de porte médio ou pequeno. Os dois tipos de embarcação maiores não poderão ser feitos na cidade.

Andar de cima
O presidente garante que o Brasil está num círculo virtuoso, mas diz que “não jogará para a torcida” no ano que vem, apesar de ser ano eleitoral. Se o país está rumo a uma goleada, mas a torcida não sente isso, só pode significar que os benefícios só alcançam os cartolas.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Fintechs e bancos disputam quem cobra mais

‘Não temos vergonha de sermos bancos’, diz Febraban; mas deveriam.

Terceira via tira a máscara

Diferença para atual governo está nos métodos, não nos fins.

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Últimas Notícias

Bem Brasil Alimentos acelera exportações de batatas pré-fritas

Indústria mineira realizou embarques para Bolívia, Uruguai e Estados Unidos e projeta quadruplicar o volume de vendas em 2021.

Vale cancela ações em tesouraria sem reduzir o valor do capital social

O Conselho de Administração da mineradora Vale aprovou o cancelamento de 152.016.372 ações ordinárias de emissão da companhia adquiridas em programas de recompra anteriores...

Eve: Aeronaves elétricas de emissão zero de carbono

A Eve Urban Air Mobility, da Embraer, e a francesa Helipass, plataforma de reserva de voo em helicópteros para turismo e mobilidade aérea, anunciaram...

Petrobras terá arquivos nas nuvens

A Petrobras inaugurou, na última sexta-feira (17), o Centro de Competência em Computação em Nuvem (CCC), que vai direcionar e acelerar a estratégia de...

Evergrande: Crise pode afetar exportação de minério de ferro

A segunda-feira foi bastante movimentada com a notícia vinda da China que a Evergrande Real Estate, gigante do setor de incorporação imobiliária no país...