Foto tirada em 5 dez, 2016 mostra o interior da Bolsa de Shenzhen após o lançamento da Conexão de Bolsa Shenzhen-Hong Kong em Shenzhen, Província de Guangdong, sul da China. (Xinhua)
Beijing, 26 mai (Xinhua) — Espera-se que os investidores estrangeiros mantenham as suas tendências de investimento nas ações de categoria A em 2022, com o controle epidêmico nas regiões chinesas e o emergente valor relativo global do mercado de ações da China, informou Xinhua Finance, citando Fang Xinghai, vice-chefe da Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC, sigla em inglês) nesta quarta-feira.
Fang fez as observações na cerimônia de abertura da conferência global de investidores da Bolsa de Shenzhen 2022 nesta terça-feira, apontando que a CSRC tem expandido constantemente os canais para investidores estrangeiros investirem no mercado de ações da categoria A e que, por sua vez, desfrutam de uma significativa melhor conveniência neste respeito.
Nos últimos anos, a CSRC otimizou os programas de conexão das bolsas de Shanghai e Shenzhen com Hong Kong, ampliou a cesta de metas investíveis sob o esquema de conexão de ações, promoveu a implementação de novas regulações para investidores institucionais estrangeiros qualificados (QFII) e trabalhou no fortalecimento de forma gradual a proporção de ações de categoria A nos índices globais.
Até o momento, o investimento estrangeiro líquido em ações A por meio dos programas de conexão das bolsas Shanghai-Hong Kong e Shenzhen-Hong Kong ultrapassou 1,6 trilhão de yuans, ocupando cerca de 5% da capitalização de mercado total (valor de mercado) das ações de categoria A negociáveis.
Fang enfatizou a importância da abertura, visando vitalizar o mercado de capitais da China.
Atualmente, o mercado de capitais da China tem crescido como o segundo maior do mundo, com a capitalização bruta de mercado de empresas listadas acima de 75 trilhões de yuans, enquanto o número de empresas listadas aumentou para mais de 4700 nos últimos anos.
No primeiro trimestre, as empresas listadas conseguiram obter uma receita operacional total de 16,6 trilhões de yuans, um aumento anual de 11,2%, e 1,4 trilhão de yuans de lucro líquido, um aumento anual de 5,1%, apesar das situações complexas e mutáveis doméstico e no exterior.
Fang disse que o desempenho otimista dos negócios das empresas listadas reflete, de fato, que as empresas listadas são excelentes representantes da economia chinesa, enquanto fornecem opções amplos de investimento para investidores nacionais e internacionais. Fim
Leia também:
Mais de 10% da receita da NetEase Games vem de mercados estrangeiros