Investidores internacionais aumentam participações em títulos no mercado da China em setembro

363
Foto de arquivo fornecida pela Bolsa de Shanghai (SSE) mostra a vista por fora da SSE em Shanghai, no leste da China. (Xinhua)
Xinhua - Silk Road

Beijing, 25 out (Xinhua) — Os investidores institucionais estrangeiros aumentaram as suas participações em títulos denominados em Renminbi no mercado interbancário de títulos da China em setembro, segundo Shanghai Securities News, citando dados divulgados pelo Escritório Geral de Shanghai do Banco Popular da China nesta terça-feira.

Até o final de setembro, as instituições estrangeiras detinham um total de 3,19 trilhões de yuans em títulos denominados em Renminbi no mercado interbancário de títulos da China, representando 2,4% do agregado comparável e marcando o seu primeiro aumento de participação desde o mês de junho deste ano.

Em setembro, mais três instituições estrangeiras ingressaram no mercado interbancário de títulos, e até o final de setembro, havia um total de 1.110 instituições estrangeiras que negociavam títulos no mercado interbancário de títulos da China.

Desde o início de 2023, a demanda por títulos em Renminbi por parte de investidores institucionais internacionais tem oscilado, afetado por uma série de fatores, incluindo a diferença entre os rendimentos de títulos de mesmo prazo entre a China e os Estados Unidos, além de um apetite reduzido por riscos.

Espaço Publicitáriocnseg

Entretanto, à medida que se aproxima o fim do ciclo de aperto monetário nas principais economias desenvolvidas, analistas do setor financeiro preveem uma retomada do interesse por títulos denominados em Renminbi, que se destacam como uma opção viável para investidores globais mitigarem riscos, tendo em vista seu valor de investimento.

Recentemente, a melhoria dos fluxos de capital transfronteiriços para a China sinalizou uma tendência potencial. Nos últimos dias de outubro, os influxos de capital transfronteiriços resultaram em influxos líquidos juntamente com a mitigação de perturbações de curto prazo de fatores sazonais.

De maneira geral, as situações fundamentais do mercado de câmbio da China, que apresenta expectativas estáveis e negociações racionais, continuaram, disse Wang Chunying, vice-chefe e porta-voz da Administração Estatal de Divisas ao se tratar sobre os recebimentos e pagamentos de divisas do terceiro trimestre anteriormente.

Conforme Wang, o mercado de câmbio da China tornou-se muito mais resiliente para se adaptar às mudanças no ambiente externo, e as flutuações de curto prazo nos fluxos de capital transfronteiriços não mudaram e não mudariam a tendência equilibrada de longo prazo.

No contexto das políticas macroeconômicas gradualmente implementadas na China, é provável que fatores positivos continuem a impulsionar o desenvolvimento econômico de alta qualidade no país. Isso, por sua vez, fortalecerá o mercado de câmbio e atrairá ainda mais influxos de capital, concluiu Wang Chunying. Fim

Leia também:

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui