Investidores locais à espera de decisão sobre o vídeo ministerial

Hoje é o dia de o ministro do STF, Celso de Mello, anunciar sua decisão sobre o sigilo do material.

Opinião do Analista / 12:39 - 22 de mai de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Todos os olhos do mercado financeiro se voltam para o evento mais aguardado do dia: o momento em que o ministro do STF, Celso de Mello, anunciará sua decisão sobre o sigilo do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril. No dia de ontem, Bolsonaro afirmou novamente que não houve pedido de interferência na Polícia Federal e pediu para que o decano não divulgue totalmente o teor da gravação.

Em suas palavras: "tem dois pedacinhos de 15 segundos que é questão de política externa e não pode divulgar". Ademais, ontem Bolsonaro sofreu uma derrota diante da decisão de Corte de limitar a MP que blindava agentes públicos, inclusive o próprio presidente, por atos cometidos durante a pandemia.

"A Constituição não autoriza ao presidente da República ou a qualquer outro gestor público a implementação de uma política genocida na questão da saúde", disse, na sessão, o ministro Gilmar Mendes.

Voltando-se para a crise sanitária causada pela Covid-19, uma longa publicação do jornal inglês "Financial Times" afirmou que deverá haver mais de cem mil óbitos no Brasil devido a doença. A matéria cita que a descoordenação das políticas de combate está afetando diretamente a economia e que o desenrolar dos acontecimentos está sendo pior do que nos países vizinhos.

.

Pedro Molizani

Trader Mesa de Câmbio Travelex Bank

www.travelexbank.com.br

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor