Investimento chinês em pesquisa aumentará 7% ao ano até 2025

516
Abertura legislatura na China (foto de Li Xuerem, Xinhua)
Abertura legislatura na China (foto de Li Xuerem, Xinhua)

A China divulgou nesta sexta-feira um projeto de plano de desenvolvimento econômico e social para os próximos cinco anos e esclareceu os objetivos de longo prazo até o ano 2035, estabelecendo prioridades políticas para um novo estágio de desenvolvimento apresentado como crucial para o país alcançar a modernização socialista.

O documento, que está sendo revisado pela sessão anual em andamento da legislatura do país, listou as principais metas sociais e econômicas para o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025). No ano passado, o produto interno bruto do país alcançou 101,6 trilhões de iuans (cerca de US$ 15,6 trilhões). O número é 1.232 vezes maior do que em 1953, quando a China começou a implementar seu primeiro Plano Quinquenal.

Enquanto a China embarca em uma nova busca para se transformar totalmente em um país socialista moderno, o novo plano de cinco anos também traz novas missões. Pela primeira vez, frases como “inteligência artificial”, “tecnologia genética” e “rede do futuro” aparecem, destacando a determinação da China em fazer grandes avanços na ciência e tecnologia.

Os gastos do país com pesquisa e desenvolvimento devem crescer mais de 7% ao ano nos próximos cinco anos. Como muitos outros objetivos listados pelo esboço – do desenvolvimento impulsionado pela inovação, bem-estar das pessoas, à conservação ecológica – o indicador é uma “meta antecipada” em vez de obrigatória, segundo a agência de notícias Xinhua.

Espaço Publicitáriocnseg

LEIA MAIS:

Investimento estrangeiro na China contraria tendência e cresce em 2020

Inovação tecnológica é a força motriz da recuperação da economia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui