Investimento estrangeiro na China contraria tendência e cresce em 2020

Por Luo Shanshan.

1063
Porto Qingdao (foto de Han Jiajun, Diário do Povo)
Porto Qingdao (foto de Han Jiajun, Diário do Povo)

O uso real de capital estrangeiro em setores não financeiros na China foi de 999,98 bilhões de yuans, um aumento anual de 6,2%. Em média, mais de 100 empresas de capital estrangeiro foram estabelecidas todos os dias no país. Face à complexidade da situação internacional e ao impacto severo da nova epidemia do novo coronavírus, a China experimentou aumento de capital estrangeiro em 2020.

Apesar das dificuldades, o desenvolvimento da Merck na China em 2020 não foi travado: ela foi das primeiras empresas em Shanghai a retomar o trabalho e a produção e a colocar em prática o mais recente plano de investimento na área de materiais de alto desempenho, ciências da vida e medicina: todos os três segmentos de negócios mantiveram um crescimento constante.

“O ano de 2020 será um ano cheio de incertezas para a economia global, mas o mercado chinês demonstra forte resiliência. A epidemia foi rapidamente controlada e uma série de políticas de assistência foram lançadas, estabilizando a confiança das empresas que investem na China”, afirmou Li Ye, vice-presidente da Merck Investments (China) Co., Ltd.

Em 2020, no contexto de um forte declínio no investimento direto transnacional global, a China tem a visão única de atrair investimento estrangeiro. Dede abril, alcançou crescimento positivo na absorção de capital estrangeiro durante nove meses consecutivos. O aumento do uso efetivo de capital estrangeiro nos primeiros 7 meses passou de negativo para positivo, e a escala de capital estrangeiro utilizado ao longo do ano atingiu um recorde.

Espaço Publicitáriocnseg

Uma pesquisa recente realizada pelo Ministério do Comércio da China atesta que quase 60% das empresas com financiamento estrangeiro alcançaram crescimento ou mantiveram sua receita operacional e lucros em 2020. Quase 95% das empresas estão otimistas ou cautelosamente otimistas sobre as perspectivas.

“O crescimento da China na atração de investimentos contra a tendência é inseparável das conquistas no planejamento geral de prevenção e controle epidemiológico e desenvolvimento socioeconômico”. Cao Hongying, vice-presidente executivo da Associação Chinesa de Empresas com Investimento Estrangeiro, disse que a China adotou medidas fortes e políticas de apoio para controlar a epidemia primeiro e só depois retomar o trabalho.

O país assumiu a liderança na concretização do crescimento econômico de negativo para positivo, tornando-se a única grande economia do mundo a fazê-lo, proporcionando uma base sólida e garantia de estabilização do investimento estrangeiro, tornando-se um porto seguro para o investimento transnacional.

A epidemia global continua a se espalhar, mas os projetos da Samsung na China ainda decorrem de maneira ordenada. “Isso se deve ao forte apoio e garantia do governo chinês. Por meio das pistas verdes e rápidas, usaremos 24 aeronaves para transportar mais de 5.500 engenheiros estrangeiros para retomar o trabalho em 2020, garantindo a construção de grandes novos projetos”, afirmou Huang Degui, presidente da Samsung China.

“Em 2020, a Samsung vai investir 5,4 bilhões de dólares na China; 83% do novo investimento está concentrado nas regiões central e ocidental, e 98% do investimento é alocado em indústrias de alta tecnologia”. Huang Degui acredita que “a implementação da lei do investimento estrangeiro e o tratamento não discriminatório de empresas nacionais e estrangeiras inspirou a Samsung e fortaleceu nossa determinação de apostar na China”.

Fábrica Tesla em Shanghai (foto de Ji Haixin, Diário do Povo Online)
Fábrica da Tesla em Shanghai (foto de Ji Haixin, Diário do Povo Online)

O ritmo de abertura da China continua acelerando e seu ambiente de negócios continua sendo otimizado. Três novas zonas piloto de livre comércio foram adicionadas; a lista negativa para acesso ao investimento estrangeiro foi ainda mais reduzida; e as restrições foram reduzidas para 33 itens na versão nacional, 30 itens na versão das zonas de livre comércio e 27 itens nos portos de livre comércio.

O catálogo de indústrias que incentivam o investimento estrangeiro foi revisado; um total de 127 itens foram adicionados, e o acordo de parceria econômica abrangente regional foi assinado com sucesso; as negociações do acordo de investimento China-UE foram concluídas.

Além disso, o Ministério do Comércio da China criou uma classe especial para projetos-chave com financiamento estrangeiro; acompanhou e atendeu 697 projetos-chave com financiamento estrangeiro e ajudou a resolver mais de 3 mil questões difíceis, como a escassez de materiais de prevenção epidemiológica; alfândega conveniente desalfandegamento e trabalho coordenado a montante e a jusante, retomado por empresas com fundos estrangeiros; 16 lim funcionários estrangeiros entraram no país.

 

Luo Shanshan é jornalista do Diário do Povo.

Projeto especial Monitor Mercantil – Diário do Povo

Leia mais:

Inovação tecnológica é a força motriz da recuperação da economia

Alívio da pobreza ecológica beneficia e enriquece a população

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui