Investimento na indústria de petróleo volta a crescer este ano, diz AIE

161

O investimento na indústria de petróleo e gás está passando por uma leve retomada este ano, puxado principalmente pelos gastos com petróleo não convencional (shale oil) nos Estados Unidos, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE).

“Após uma queda de 44% entre 2014 e 2016, o investimento em produção e exploração de petróleo e gás (upstream) recuperou-se modestamente em 2017”, diz a AIE em relatório anual sobre os aportes em energia. “Uma alta de 53% nos investimentos em shale dos Estados Unidos e gastos resilientes em grandes regiões produtoras, como Oriente Médio e Rússia, levaram o investimento em upstream a crescer 6% em 2017 (3% em termos reais)”.

Apesar da recuperação nos aportes do petróleo, o documento também mostra que o setor perdeu importância para outras formas de energia nos últimos anos. Embora ainda represente 40% do investimento total em energia no mundo, os gastos de capital no setor petrolífero caíram 38% entre 2014 e 2016.

“Como resultado, os componentes de baixa emissão de carbono, incluindo redes de energia elétrica, aumentaram sua participação nos investimentos do lado da oferta em 12 pontos percentuais, para 43% no mesmo período”, diz a AIE. “O setor de eletricidade saiu na frente dos combustíveis fósseis e se tornou o maior receptor de investimentos de energia em 2016 pela primeira vez na história”.

Espaço Publicitáriocnseg

No cômputo geral, em 2016 foram investidos US$ 1,7 trilhão em energia no mundo, uma queda de 12% ante 2015 em termos reais e o equivalente a 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) global. A China continua sendo o maior destino de investimentos no setor, com 21% do total.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui