Investimento privado dá sinais de vida na AL

A recuperação econômica na América Latina e no Caribe estacionou em meio à escalada das tensões comerciais, condições financeiras mais restritivas e mercados de commodities voláteis. A análise é do Fundo Monetário Internacional (FMI) – que, aliás, acaba de voltar, com toda força, à Argentina.

O FMI reduziu suas previsões de crescimento da América Latina e Caribe para 1,2% em 2018 e 2,2% em 2019 (de 2% e 2,8%, respectivamente, projetados em maio). “Em algumas das maiores economias houve forte desaceleração, na medida em que características específicas amplificaram o impacto das crescentes tensões comerciais e do aperto das condições monetárias.”

Apesar da desaceleração na atividade econômica regional, o investimento privado está dando sinais de vida”, disse Alejandro Werner, diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI. Após três anos consecutivos de contração, no último trimestre de 2017 e no primeiro de 2018 a contribuição do investimento para o crescimento da região passou a ser positiva e projeta-se que esse fator continue a dar sustentação à recuperação durante este ano e o próximo. Contudo, os níveis de investimento ainda serão inferiores aos observados em outras regiões, o que se explica, em parte, pelas baixas taxas de poupança.

 

Rio bem na foto

A Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro realiza em 9 de novembro, no Petit Palais, em Laranjeiras (sede da Sergio Castro Imóveis, Rua das Laranjeiras, 490), a abertura da exposição Rio, amor e paixão, com 40 fotos de Bayard Boiteux e Sebastião Marinho, de um Rio diferente e cheio de novidades.

Com curadoria de Rawlson de Thuin e montagem de Thiago Oliveira, a exposição faz parte da programação anual dos Embaixadores do Rio, patrocinada pela Sergio Castro Imóveis, e visitará oito países até 2022. “Nosso objetivo”, diz Rawlson, “é mostrar um Rio não convencional e que tem na essência um diferencial de beleza natural e cultural.”

A exposição, que será aberta ao público no dia 12 e irá até o dia 19, de segunda a sexta, das 14h às 18h, poderá ser visitada mediante agendamento através do e-mail fernandagalland@hotmail.com. O evento conta com o apoio da Fundação Cesgranrio e do Portal Consultoria em Turismo-Bayard Boiteux.

 

Treinamento

A empresa Quimilar Comércio e Serviços, com sede no Jardim América, Rio de Janeiro, é especializada em tratamento de água, gestão de detritos e saneamento básico. Foi contratada pela Câmara Municipal para treinar 57 servidores durante um curso de Prevenção e Combate a Incêndio. O contrato 34/18 vai render à Quilimar R$ 16,5 mil.

 

Folha de pagamento

A Câmara Municipal do Rio assinou Termo Aditivo 38 ao Contrato 005/17, que mantém com o Centro de Tecnologia Informação e Comunicação do Estado do Rio (Proderj), no valor de R$ 389,967 mil, para a confecção da folha de pagamento dos funcionários ativos e inativos do legislativo carioca.

 

Rápidas

O candidato Fernando Haddad participa de debate no Clube de Engenharia, no Rio, nesta sexta-feira, às 11h, com entrada grátis, limitada à capacidade do auditório (400 pessoas) *** Neste sábado, o Center Shopping Rio recebe show em parceria com a Escola de Música Elam, a partir das 18h *** O Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito é celebrado sempre na terceira quinta-feira de outubro, ou seja, nesta. A comemoração é uma iniciativa do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions – Woccu) *** O Instituto Escolhas lança nesta sexta-feira o estudo “Quais os reais custos e benefícios das fontes de geração elétrica no Brasil?”. Detalhes em http://escolhas.org *** A FGV CPDoc realizará, em conjunto com a Rede Internacional de Análise do Corporativismo e da Organização de Interesses (Netcor), entre 22 e 24 de outubro, o Congresso Internacional Netcor Corporativismo, Autoritarismo e Democracia *** O Centro Universitário Celso Lisboa, na Zona Norte do Rio, receberá entre 23 e 25 deste mês a Maratona Rio Criativo, voltada a quem deseja empreender de forma criativa. Inscrições pelo site www.riocriativo.com *** Será lançada nesta quinta-feira, às 17h30, no Salão Passadiço do Clube Naval, a chapa para a eleição da OAB/RJ formada pelos advogados Luciano Bandeira e Ana Tereza Basilio.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.