Beijing, 10 fev (Xinhua) — O índice de preços ao consumidor (IPC) da China, principal indicador da inflação, subiu 0,5% em janeiro em termos anuais, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) da China neste domingo.
O número foi superior ao aumento de 0,1% registrado no mês passado, em grande parte devido à influência do feriado da Festa da Primavera, disse Dong Lijuan, estatística do DNE.
O núcleo do IPC, que exclui os preços de alimentos e energia, aumentou 0,6% em janeiro em relação ao ano passado, acima do aumento de 0,4% registrado em dezembro de 2024.
Em uma base mensal, o IPC cresceu 0,7% em janeiro, segundo os dados.
Os dados do DNE também mostraram que o índice de preços ao produtor (IPP) do país, que mede os custos das mercadorias no portão de fábrica, caiu 2,3% anualmente em janeiro, mantendo-se estável em relação a dezembro do ano passado.
Em uma base mensal, o IPP caiu 0,2% em janeiro. Fim
Leia também:
Instituições financeiras bancárias da China são solicitadas a apoiar melhor a economia privada
A Associação Bancária da China e a Federação de Indústria e Comércio da China emitiram conjuntamente uma proposta nesta segunda-feira, pedindo às instituições financeiras bancárias do país que adotem mais medidas concretas para melhorar os serviços para empresas privadas.
China mantém políticas comerciais estáveis e dá boas-vindas ao investimento estrangeiro
O ministro do Comércio da China, Wang Wentao, disse que as políticas comerciais do país em relação aos parceiros comerciais, incluindo a União Europeia, têm sido consistentemente estáveis e deu boas-vindas às empresas europeias para aumentarem seus investimentos na China.
Uso de energia na China aumenta 8,6% em fevereiro
Beijing, 18 março (Xinhua) — O consumo de eletricidade da China, um indicador chave da atividade econômica, apresentou uma expansão constante no mês passado, mostraram os dados oficiais divulgados nesta terça-feira. O uso de energia cresceu 8,6% em termos anuais em fevereiro, atingindo 743,4 bilhões de kilowatts-horas (kWh), de acordo com dados divulgados pela Administração […]
Banco central da China realiza recompras reversas nesta terça-feira
Beijing, 18 de março (Xinhua) — O banco central da China realizou 273,3 bilhões de yuans (cerca de 38,1 bilhões de dólares americanos) em operações de recompra reversa de sete dias a uma taxa de juros de 1,5% nesta terça-feira. A medida visa manter a liquidez no sistema bancário em um nível adequado, disse o […]
Vendas no varejo da China aumentam 4% nos primeiros dois meses
As vendas de bens de consumo no varejo da China, um importante indicador da força de consumo do país, aumentaram 4% em termos anuais nos dois primeiros meses de 2025.
China divulga plano de iniciativas especiais para impulsionar consumo
A China divulgou no domingo um plano sobre iniciativas especiais para impulsionar o consumo, à medida que a segunda maior economia do mundo se move para fazer da demanda doméstica o principal motor e âncora do crescimento econômico.