IPCA teve leitura acima do esperado

Composição do índice foi, no geral, negativa; dinâmica parece favorecer novas revisões nas expectativas de inflação à frente.

O IPCA-15 teve leitura acima do esperado por nós (1,03%) e pelo mercado, registrando avanço de 1,14% no mês. A dinâmica parece favorecer novas revisões nas expectativas de inflação à frente na medida em que a reabertura e o reajuste de preços impacta tanto serviços como industriais.

A composição do índice foi, no geral, negativa.

Por dentro dos grupos, as principais surpresas em relação às nossas expectativas foram em transportes (2,22% contra 1,77% esperado) e saúde e cuidados pessoais (0,33% contra 0,03% esperado). Note-se especificamente o avanço dos itens de higiene pessoal dentro deste grupo.

Nas aberturas, destacamos as surpresas em preços livres (1,01% contra 0,89% esperado). Neles, destaque para avanço dos industriais avançaram 1,1%, acelerando em relação aos 0,94% registrados no mês passado. Os serviços também avançaram de 0,29% para 0,74%. Note-se de toda forma, que tirando passagens aéreas o avanço de serviços foi de 0,44%.

Nos subjacentes, tanto serviços como industriais avançaram em relação ao mês passado. Especificamente em relação aos industriais, preocupa-nos esta leitura haja vista que aumenta significativamente a chance de o choque na abertura ser mais prolongado e intenso do que apontamos em nosso estudo do começo do trimestre.

Outras indicações também mostram o grau de pressão inflacionária, com todos os cinco núcleos acelerando. Com isso, a média destes ficou em 0,80%, maior nível desde fevereiro de 2016. Por outro lado, houve pequena queda na difusão que, em todo caso, permanece em patamar elevado. Desde 2016 não vemos uma média de difusão de 12 meses tão alta como a atual.

Vemos com preocupação a abertura do IPCA-15 de hoje. A dinâmica parece favorecer novas revisões nas expectativas de inflação à frente na medida em que a reabertura e o reajuste de preços impacta tanto serviços como industriais.

.

Felipe Sichel

Estrategista-chefe do banco digital Modalmais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Investidores monitoram Campos Neto

Mercados externos negociam, em sua maioria, no positivo; na Europa é aguardada a decisão de política monetária do BCE.

Semana começa com estresse pós-traumático

Na sexta, mercados domésticos ficaram por conta da sensação de desmanche da equipe econômica de Paulo Guedes.

‘Melhores do Seguro e Resseguro’

Na próxima terça-feira (26), às 18 horas, a Revista Insurance Corp irá transmitir em seu canal no Youtube o prêmio "Melhores do Seguro e...

Últimas Notícias

Investidores monitoram Campos Neto

Mercados externos negociam, em sua maioria, no positivo; na Europa é aguardada a decisão de política monetária do BCE.

Semana começa com estresse pós-traumático

Na sexta, mercados domésticos ficaram por conta da sensação de desmanche da equipe econômica de Paulo Guedes.

Reforma da Previdência desestimulou contribuição

Por Isabela Brisola.

Guedes fica mesmo avaliado com nota baixa

Apesar de abrir a possibilidade de aumentar a crise econômica e do desrespeito ao teto de gastos ou outras regras fiscais para bancar medidas...

Ex-ministro de Temer substituirá Funchal

O ex-ministro do Planejamento Esteves Colnago assumirá o comando da Secretaria Especial de Tesouro e Orçamento da pasta. A nomeação foi confirmada nesta sexta-feira...