Isolamento social aumenta no município do Rio de Janeiro

Teresópolis amplia isolamento e limita saídas à rua por CPF.

Rio de Janeiro / 21:18 - 18 de mai de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A taxa de isolamento social no Rio de Janeiro aumentou neste domingo, em relação ao final de semana anterior, passando de 72% para 80%. O dado foi divulgado pela prefeitura. Já em relação ao domingo retrasado, 3 de maio, houve queda.

O Dia das Mães (10) ajuda a explicar a maior movimentação naquele domingo. Da mesma forma, o frio no dia 3 contribuiu para que mais pessoas ficassem em casa.

O dado é obtido através das 400 câmeras de monitoramento da prefeitura, em parceria com a empresa Cyberlabs, que fazem a contagem das pessoas que aparecem nas imagens e também identifica aglomerações em tempo real.

Segundo a prefeitura, todos os bairros analisados apresentaram o índice de isolamento acima de 75%, com exceção de Botafogo e Jacarepaguá, que tiveram taxas de 62% e 66%, respectivamente, o que significa mais pessoas nas ruas e taxa de isolamento menor.

A cidade de Teresópolis, na região serrana do Rio, iniciou nesta segunda-feira o primeiro estágio de lockdown (fechamento), com medidas mais restritivas para diminuir o número de pessoas em circulação no município e evitar o contágio pelo novo coronavírus. Essa etapa vai até 25 de maio.

Entre as medidas, figura a restrição para circulação de pessoas nas ruas do município de acordo com o dígito do CPF. Pessoas com cadastro final par (inclusive 0) poderão circular nos dias pares, e pessoas com CPF final ímpar, nos dias ímpares. As pessoas devem portar documento oficial com foto que conste o número do CPF. Não estão incluídos nesta regra os profissionais de serviços essenciais.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor