Isonomia

Os setores que se opõem às reduções de direitos previdenciários que o ministro Ricardo Berzoini quer perpetrar já têm à disposição, dentro do próprio governo, um slogan. Ao anunciar que não pretende abrir mão da aposentadoria de US$ 750 mil por ano que recebe do FleetBoston, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, explicou, com clareza, suas razões: “Historicamente o empregado nunca abriu mão de direitos para o empregador.”

Parcial
O “mercado”, tão cioso em exigir o “respeito aos contratos”, não mostra o mesmo empenho – muito pelo contrário – quando se trata de manter direitos adquiridos por aqueles que não rezam na cartilha do setor financeiro. Por essa visão singular, direitos só para empresas privatizadas e para os detentores dos papéis emitidos pela viúva.

Respeito
Aliás, o jornal O Globo, nos últimos dias, tem repetido títulos – sobre renegociação das dívidas dos estados, contratos com privatizadas e outros que tais – garantindo que os “contratos serão respeitados”. A Globopar, holding do grupo, renegociou – legitimamente – suas dívidas com os credores e nem por isso pode ser acusada de ter “desrespeitado os contratos”. Como disse o comunicado da empresa, bem ao gosto do jargão do mercado, tratou-se de “reescalonar o fluxo de pagamentos de suas obrigações de caráter financeiro”.

Reforço
Na onda do programa Fome Zero, a Prefeitura de Duque de Caxias (Baixada Fluminense) anunciou que vai destinar o dinheiro arrecadado com estacionamento no município para a campanha Caxias Sem Fome. A prefeitura assumirá a administração do sistema de vagas, atualmente terceirizado. O programa para atender às famílias carentes de Caxias deverá ser implantado “em breve”, segundo promessa do secretário de Governo, Mário Vasconcellos.

Prestígio
Era tal o número de convidados ilustres e autoridades presentes à posse da nova diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na última sexta-feira, que o presidente da instituição, Carlos Lessa, dedicou os dois primeiros minutos do seu discurso exclusivamente para agradecer a presença de governadores, ministros, líderes sindicais e religiosos e autoridades militares.

Avanço
A Arapuã comemora um aumento de 40% nas vendas de móveis de dezembro, em comparação ao mesmo mês do ano passado. No último mês de 2002, a empresa vendeu 21 mil unidades.

Eficiência
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), é o primeiro convidado do Fórum de Debates da ADVB 2003 – “Qualidade e Eficiência: as lições das melhores organizações do país”. O tema será “Eficiência na gestão pública em tempos de crise”. O evento será em 17 de fevereiro, às 12h30m, no Clube Monte Líbano (São Paulo).

No ar
Mais de 100 jornalistas inscreveram trabalhos para concorrer ao Prêmio Santos Dumont de Jornalismo 2002. Promovido pelo Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (Incaer), com patrocínio de Boeing, Embraer, GE, Gol, IAE, Infraero, Rio Sul, TAM, United Airlines, Varig e Vasp, o prêmio está em sua décima edição. Os vencedores, que serão anunciados em fevereiro mesmo, ganharão viagem aos Estados Unidos para conhecer instalações da Embraer e da International Aero Engines (IAE).

Cacoete
Um detalhe emblemático revela mais sobre o caráter da oposição venezuelano que mil discursos. Na maioria dos cartazes que levam para os protestos em frente à embaixada brasileira em Caracas, as palavras não são escritas nem espanhol nem português, mas em inglês.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRazõe$ do locaute
Próximo artigoDitadura

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Reforma do IR trará impacto negativo para o caixa das empresas

O projeto de reforma tributária do Imposto de Renda aprovado na Câmara no início de setembro merece atenção especial do setor produtivo. O alerta...

A paz é o caminho

Por Paulo Alonso.

Setor farmacêutico ganha aliado para agilizar contratações

Farmácias e drogarias passaram a integrar o aplicativo Closeer, responsável por conectar empresas e trabalhadores autônomos. Oportunidades de trabalho no segmento devem crescer até...

Taxa de desemprego entre os mais pobres é de 36%

Queda em renda indica aumento na desigualdade durante a pandemia; jovens já são 42% dos empregos temporários no primeiro semestre.