Isonomia

“A tentativa de inviabilizar a CPI com os tradicionais métodos de liberação de verbas parlamentares e promessas de cargos equiparou o governo petista aos anteriores.” A dura avaliação do padrão ético do governo Lula não é obra de petista de hoje usando a unidade de medida do PT de ontem. Consta do boletim da consultoria BDO Trevisan, cujo proprietário, Antônio Marmo Trevisan, apoiador de primeira hora da candidatura Lula e que segue firme no apoio ao governo. A BDO Trevisan prevê ainda que a  oposição tentará “alargar o processo de investigações na CPI para outras áreas, objetivando desgastar o governo ao máximo”.

Alegria&depressão
As elevadas taxas de juros da dupla Lula/Palocci provocam resultados antagônicos entre banqueiros e bancários. Enquanto os primeiros riem à toa com os maiores lucros da história garantidos pelo governo do PT, os segundos se vêem às voltas com frequentes problemas mentais. Segundo levantamento de sindicatos da categoria, transtornos psiquiátricos, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico, ocupam a segunda posição do ranking das doenças que mais atingem os bancários, atrás apenas das lesões por esforço repetitivo (LER).

Loucura ignorada
O psiquiatra Wimer Bottura Junior, da Universidade de São Paulo (USP), alerta para a complexidade do problema, pois muitos trabalhadores confundem os sintomas dos transtornos psiquiátricos com estresse: “Muitos acham que vai passar e só procuram ajuda quando o caso está mais sério, já resultando no afastamento ou a perda de seus empregos”, diz. O INSS, entretanto, não reconhece esses distúrbios como doenças ocupacionais. Levantamento feito em São Paulo pelo instituto e contestado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo concluiu que, dos 1.114 casos de afastamento, apenas 38 foram enquadrados como doença ocupacional.

Revoada
Mais de 150 empresários fluminenses partem para Paris na próxima semana, onde, capitaneados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e pelo Sebrae-RJ, vão participar do “Rio de Todos Nós – Semana do Rio de Janeiro na França”. A divulgação da economia do estado está associada a uma programação cultural com exibição de filmes nacionais, shows de MPB e degustação de comidas típicas da cozinha brasileira.

Gigante
“Desperte o gigante que existe em você” é tema de palestra para orientar pessoas para que sejam bem sucedidas, tanto no ambiente de trabalho, quanto na vida pessoal. O evento, promovido pelo Instituto IWHB, será no dia 6, das 19h30 às 22h30, no Anfiteatro F da Universidade de Garulhos. Mais informações pelo telefone (11) 3266-8999 ou e-mail [email protected]

Tradição
Mais antiga e tradicional entidade de representação civil do país, a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) comemora 185 anos em 2005. Parte dessa trajetória está na exposição ACRJ: 185 anos de história. No acervo, entre outras raridades, poderão ser vistas a pá de prata com a qual D. Pedro II colocou a primeira pedra do edifício do Correio Geral e Caixa de Amortização, em 1875, o original do Código Civil Brasileiro, manuscrito do autor Clóvis Bevilácqua, de 1959, e a fotografia do presidente Getúlio Vargas assinando a ata da inauguração do Edifício Associação Comercial do Rio de Janeiro, em 1940. A exposição será inaugurada na próxima segunda-feira. A ACRJ fica na Rua da Candelária, 9, Centro.

Informal
O professor Miguel Marun, mestre em Sistemas de Gestão, lança neste sábado, às 10h, na livraria Citibooks, na Rua Jardim Botânico 710, no Rio, o livro A organização informal e seus reflexos na segurança do trabalho (Editora UniverCidade). O livro historia o surgimento da organização informal nas organizações e analisa suas influências, negativas e positivas, na prevenção de acidentes do trabalho.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

O poder do monopólio em rebaixar os salários

Um tributo a Joan Robinson, ‘uma das economistas mais importantes do século 20’.

Ricos querem pagar só 10% do imposto de Biden

Elisão fiscal ameaça levar US$ 900 bi do pacote para as famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Em cinco anos, SP reduziu em 32%, mortes no trânsito

Só Região Metropolitana reduziu em 29%; queda nas fatalidades em nível nacional foi de 22%.

Mercado reage em dia pós-Copom

Destaque para os pedidos por seguro-desemprego nos EUA.

Boas expectativas para o dia

Hoje, mercados começando aparentemente com realizações de lucros recentes e aguardando a decisão do Banco Central inglês sobre política monetária.

Mesmo com perdas de 75%, empresas em favelas mantêm 80% dos empregos

São mais 289 mil comércios registrados nas cerca de 6 mil comunidades em todo o Brasil.

OMS pede redução de desigualdades no acesso à higiene das mãos

Organização destaca que pandemia mostrou dramaticamente a importância da prática na redução do risco de transmissão.