O Exército israelense lançou uma nova onda de bombardeios na quarta-feira contra “alvos militares” em Teerã, como parte da ofensiva desencadeada em 13 de junho contra o Irã, sem relatos de vítimas ou danos até o momento.
“A Força Aérea está atacando alvos militares do regime iraniano na área de Teerã”, disse o Exército israelense em uma breve mensagem em sua conta na rede social X, na qual não especifica quais alvos foram atacados nesta ocasião.
O porta-voz do Exército israelense, Effie Defrin, havia detalhado horas antes que as forças israelenses atacaram até agora “mais de 1.100” alvos no Irã. “Estamos trabalhando sistematicamente para neutralizar a ameaça iraniana em todos os seus aspectos”, disse ele, sem que as autoridades iranianas tenham comentado esses ataques.
O Exército israelense calculou nesta quarta-feira em “mais de 1.100” o número de alvos bombardeados no Irã desde o início da ofensiva militar em 13 de junho, incluindo “um ataque extensivo” lançado nas últimas horas como uma “operação complementar” para “danificar componentes do programa nuclear de Teerã”.
“Até o momento, temos como alvo mais de 1.100 componentes diferentes no Irã e estamos trabalhando sistematicamente para neutralizar a ameaça iraniana em todos os seus aspectos”, disse Effie Defrin, que enfatizou que Israel está “aprofundando danos significativos aos mísseis superfície-superfície e superfície-ar do Irã”.
Ele enfatizou que “aeronaves da Força Aérea atingiram vários locais de produção de armas e mísseis em Teerã” durante um bombardeio de três fases e três horas na manhã de quarta-feira, que atingiu “um local de produção de centrífugas projetado para permitir que o regime continue e intensifique o enriquecimento de urânio”.
Defrin disse que os ataques também atingiram cinco helicópteros de combate iranianos no aeroporto de Kermansha. “Temos objetivos claros. Eliminar a ameaça existencial ao Estado de Israel, danificar o programa nuclear do Irã e todos os seus componentes e prejudicar significativamente suas capacidades de mísseis”, argumentou.
“Estamos agindo de acordo com o plano estabelecido e continuaremos a agir até que todos os nossos objetivos sejam alcançados. Continuamos a atacar com força até que as ameaças que o Irã representa para o Estado de Israel e seus cidadãos sejam eliminadas”, enfatizou, acrescentando que as forças israelenses interceptaram “a maioria” dos 30 drones e mísseis lançados nas últimas horas pelo Irã.
Israel lançou uma onda de ataques contra instalações nucleares iranianas e áreas residenciais na capital Teerã na sexta-feira. Desde então, as autoridades do país da Ásia Central elevaram o número de mortos para mais de 224 e milhares de feridos. Enquanto isso, pelo menos 24 pessoas foram mortas em ataques de retaliação iranianos em Israel.
Com informações da Europa Press
















