Israel nada fez para cumprir decisão da CIJ e deter genocídio em Gaza

Sentença da CIJ determina ação imediata para impedir genocídio em Gaza, mas problemas só pioraram

37
palestinos choram seus mortos em gaza
Palestinos choram seus mortos em Gaza (foto de Ahmed Gomaa, Xinhua)

Em 26 de janeiro, a Corte Internacional de Justiça (CIJ) tomou a histórica decisão de aceitar a acusação feita pela África do Sul contra Israel por genocídio em Gaza. Apesar de não ter decretado um cessar-fogo, a sentença impôs a Israel 6 medidas em relação aos palestinos em Gaza para impedir atos de genocídio.

Os israelenses devem apresentar, no prazo de 1 mês desde a sentença (portanto até 26 de fevereiro), um relatório sobre todas as medidas tomadas para dar cumprimento à ordem da CIJ. Porém Israel deve adotar imediatamente soluções para cumprir as determinações da Corte nos termos da Convenção do Genocídio, tomar “todas as medidas ao seu alcance para impedir a prática de todos os atos no âmbito da Artigo II desta Convenção, em particular:

  • matar membros do grupo
  • causar danos corporais ou mentais graves a membros do grupo
  • infligir deliberadamente ao grupo condições de vida calculadas para provocar a sua destruição física, total ou parcial
  • impor medidas destinadas a prevenir nascimentos dentro do grupo.

(…) O Tribunal considera ainda que Israel deve garantir, com efeitos imediatos, que as suas forças militares não cometam nenhum dos atos acima descritos.”

“O Estado de Israel tomará medidas imediatas e eficazes para permitir a prestação de serviços básicos urgentemente necessários e assistência humanitária para enfrentar as condições adversas de vida enfrentados pelos palestinos na Faixa de Gaza”, determinou a CIJ.

Espaço Publicitáriocnseg

O Tribunal apelou ao Hamas pela libertação imediata e incondicional dos israelenses presos em 7 de outubro de 2023.

Alguma dessas atitudes foi tomada? A matança continua; nenhum militar ou membro do governo foi punido; hospitais seguem sendo invadidos; médicos são obrigados a dividir incubadoras com até 4 bebês prematuros; israelenses atacaram comboios com ajuda humanitária.

Para piorar, Israel acusou, sem mostrar provas, 12, de 30 mil integrantes da UNRWA, a agência da ONU de assistência aos palestinos, de participar dos ataques em 7 de outubro. Foi a senha para que EUA e outros países suspendessem as contribuições à agência, piorando a situação dos palestinos.

Além disso, Israel confirmou que está inundando túneis com água salgada, o que levanta temores de contaminação dos recursos de água potável e da terra, impedindo a agricultura.

Assim, além de não cumprir o que determinou a CIJ, ainda agravou o quadro. Provavelmente confiante em que os EUA vete qualquer sanção no Conselho de Segurança da ONU.

Tem que malhar

A JLFIT Suplementos encerrou 2023 com crescimento de 65% e um faturamento bruto anual de R$ 31 milhões. Para 2024, o objetivo é alcançar R$ 50 milhões. A estratégia da fornecedora de suplementos alimentares é comercializar via canal farmacêutico no interior de São Paulo. São José do Rio Preto, Votuporanga, Araraquara, Presidente Prudente e Araçatuba lideraram a lista de cidades que mais consumiram creatina e whey protein.

Casa de ferreiro

Parece estar faltando transparência à Transparência Internacional.

Rápidas

A clínica de lentes de contato dentais Smillens inaugura sua primeira franquia no Rio de Janeiro, anexo à Churrascaria Rio Brasa, na Barra da Tijuca *** O Caxias Shopping realiza feira agroecológica neste sábado e no domingo, das 12h às 18h, com oferta de alimentos in natura e produtos artesanais de produtores rurais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui