Itaú CorpBanca anuncia conclusão de fusão

436

Na última sexta-feira, o Itaú Unibanco Holding S.A. (“Itaú Unibanco”) anunciou fato relevante, assinado por Marcelo Kopel, diretor de Relações com Investidores, em atendimento ao disposto no artigo 157, parágrafo 4º da Lei nº 6.404/76 e na Instrução nº 358/02 da Comissão de Valores Mobiliários, informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que a união das operações entre o Banco Itaú Chile (“BIC”) e o CorpBanca (“CorpBanca”), no âmbito do acordo divulgado ao mercado por meio de Fato Relevante em 29 de janeiro de 2014 (“Fusão”), foi concretizada nesta data, após a obtenção de todas as aprovações societárias e regulatórias necessárias.
Como consequência da união das operações, o Itaú Unibanco passa a controlar o banco resultante da fusão (Itaú CorpBanca) com participação de 33,58% em seu capital social.
Nesta mesma data, o Itaú Unibanco firmou o acordo de acionistas do Itaú CorpBanca (“Acordo de Acionistas”) com Inversiones Gasa Limitada, Corp Group Holding Inversiones Limitada, Corp Group Banking S.A., Companía Inmobiliaria y de Inversiones Saga S.P.A. e CorpGroup Interhold S.P.A. (em conjunto, “Corp Group”). Esse Acordo de Acionistas estabelece que o Itaú Unibanco e o Corp Group possuem o direito de indicar membros do conselho de administração do Itaú CorpBanca de acordo com suas participações no capital social, tendo esse bloco de acionistas a prerrogativa de eleger a maioria dos membros do conselho de administração e o Itaú Unibanco o direito de eleger a maioria desse bloco. Os presidentes dos conselhos de administração do Itaú CorpBanca e de suas subsidiárias serão indicados pelo Corp Group e seus vice-presidentes pelo Itaú Unibanco. Os executivos do Itaú CorpBanca e de suas subsidiárias serão propostos pelo Itaú Unibanco e ratificados pelo conselho de administração do Itaú CorpBanca. O Acordo de Acionistas garante o exercício do controle do Itaú CorpBanca pelo Itaú Unibanco, prevê o direito do Corp Group de aprovar, em conjunto com o Itaú Unibanco, algumas matérias estratégicas do Itaú CorpBanca e contém disposições sobre a transferência de ações entre Itaú Unibanco e Corp Group e também para terceiros.
A conclusão da fusão representa um importante passo no processo de internacionalização do Itaú Unibanco e em seu intuito de tornar-se um banco líder na América Latina. Com a concretização da operação, o Itaú Unibanco passa da sétima para a quarta posição no ranking de maiores bancos privados do Chile em termos de empréstimos e ingressa no mercado colombiano de varejo financeiro através do Banco CorpBanca Colombia S.A., quinto maior banco local em termos de empréstimos e o qual também passará a operar sob a marca “Itaú”. Por meio dessa operação, o Itaú Unibanco e o Corp Group criam uma plataforma para crescimento e busca de novas oportunidades de negócios no setor financeiro no Chile, na Colômbia, no Peru e na América Central.
Estima-se que a materialização dos ganhos decorrentes das oportunidades comerciais e sinergias operacionais geradas com a fusão ocorra nos próximos anos, não gerando impactos financeiros relevantes em 2016. A partir de 1 de abril de 2016, o Itaú CorpBanca será consolidado nas demonstrações financeiras do Itaú Unibanco, acrescentando aproximadamente R$ 117 bilhões (dezembro de 2015) de ativos em seu balanço.

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui