A nova estrutura de assessoria de investimentos, anunciada pelo Itaú Unibanco para o início de 2021, irá demandar a contratação de 1,7 mil especialistas nos próximos meses – seleção que já tem início agora, em dezembro de 2020. Além disso, o banco promoverá a regionalização dessa operação, com a abertura de mais de 120 escritórios físicos nas principais cidades do País.
A nova estrutura e modelo de atendimento é a mais recente iniciativa de um processo iniciado pelo banco há cerca de três anos, para inovar o relacionamento com seus clientes de investimentos. Destacam-se nesse período a adoção da metodologia ágil de trabalho, a abertura da plataforma para produtos de outras casas e a oferta de serviços que se apoiam em um sofisticado sistema de algoritmos para recomendar investimentos de forma isenta.
Nesse novo modelo de atendimento, a remuneração dos especialistas também seguirá um novo racional, valorizando a transparência. Os especialistas serão funcionários Itaú Unibanco, em regime CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), com remuneração fixa e variável. Essa comissão será calculada a partir do volume alocado pelo investidor, e independente do produto escolhido.
As metas, por sua vez, serão guiadas por volume de recursos captado. “ Remuneração transparente é um compromisso que temos com nossos clientes aqui no Itaú Unibanco. Além de um sistema de remuneração isento, acreditamos que esse modelo também incentivará a atitude empreendedora do profissional, que terá autonomia para gerir sua carteira”, frisa Luiz Severiano Ribeiro, diretor responsável pela nova área.
Competências e conhecimento
Para a implantação da nova estrutura, o Itaú Unibanco definiu características e comportamentos necessários ao especialista que atuará com o novo modelo. Ter o cliente no centro de tudo é um dos princípios do banco, e se torna ainda mais importante para esse profissional, bem como o intraempreendedorismo – a capacidade de agir com autonomia e gerir sua carteira com esse princípio sempre em mente. Além disso, é preciso ser ativo, saber estabelecer desafios reais e superá-los, o que contribui para transformar o banco no melhor lugar para o cliente investir e o profissional desenvolver sua carreira.
Será importante ter conhecimentos dos produtos financeiros, dos players do mercado e do cenário político. Assim, será capaz de analisar e otimizar a carteira do cliente, construindo recomendações e portfólios robustos, e oferecendo uma assessoria de acordo com o perfil de cada cliente.
O especialista deve ter condições de se comunicar de forma eficaz, expondo suas ideias claramente e sabendo executá-las com disciplina e organização. A certificação CPA20 é a mínima exigida, mas a CFP e a CEA também podem ser demandadas, dependendo do nível de cargo pretendido. Os eventuais contratados terão todo um programa para suporte e desenvolvimento de carreira, com conteúdo para que possam exercer com qualidade as funções.
Com implementação prevista para o começo de 2021, a área será incorporada à divisão de WMS (Wealth Management and Services) do Itaú Unibanco, sob a liderança de Luiz Severiano Ribeiro, que segue também como o líder do Itaú Private Bank
Leia Mais:
Itaú faz mudanças no comando de suas operações na América Latina
















