Iuan representará 45% das economias russas em moeda estrangeira até 2024

416
Anatoly Pechatnikov no Fórum Econômico de São Petersburgo (Foto: Igor Russak/Roscongress)
Anatoly Pechatnikov no Fórum Econômico de São Petersburgo (Foto: Igor Russak/Roscongress)

A poupança das famílias russas em iuan em bancos domésticos dobrará este ano e representará mais de 45% de suas economias em moeda estrangeira até o final de 2024. “A economia de iuans por indivíduos em bancos russos vai dobrar este ano e chegar a 88 bilhões de iuans (US$ 12,3 bilhões)”, disse Anatoly Pechatnikov, vice-presidente do conselho de administração do VTB Bank.

O executivo do segundo maior banco da Rússia fez a projeção nesta quarta-feira, no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, que será encerrado neste sábado. “Como resultado, a moeda chinesa representará um quarto da economia em moeda estrangeira dos clientes (este ano) e, até o final de 2024, sua participação ultrapassará 45%”, disse Pechatnikov.

Ele afirmou que a tendência de desdolarização das economias domésticas em moeda estrangeira continuará nos próximos anos. Pechatnikov observou que a parcela de euros e dólares que os bancos atraem de clientes de varejo em 2023 cairá para 7%, de acordo com as previsões do VTB.

“Até o final de 2025, o volume das economias em iuans dos russos tem todas as chances de dobrar, para 150 bilhões de iuans (US$ 21 bilhões). Outras moedas fracas ainda estão procurando consumidores na Rússia, atuando como ofertas de nicho”, acrescentou.

Espaço Publicitáriocnseg

Agência Xinhua

Leia também:

BC chinês está emprestando mais

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui