Jabuti não sobe em árvore, nem Temer vai a Brasília à toa

Humilhação imposta a Bolsonaro não significa fim de linha.

A expressão era muito utilizada por Ulysses Guimarães, o Senhor Diretas: “Jabuti não sobe em árvore. Se está lá, ou foi enchente ou foi mão de gente.”

Michel Temer não foi ao Planalto com uma carta no bolso para Jair Bolsonaro assinar a chamado do presidente. O fato de, em 1999, o então presidente da Câmara ter salvo o mandato do então deputado não o credencia como amigo das horas incertas.

Bolsonaro se submeteu à humilhação – na definição de um bolsonarista, temos em São Paulo um calça apertada, e em Brasília, um calça frouxa – por pressão graúda, de gente que colocou Temer à disposição. Quem? Pode-se pensar nas Forças Armadas, Judiciário e mercado financeiro. Provavelmente, os 3.

Não interessava a nenhum deles um rompimento agora. Enquadrar Bolsonaro, extrair o máximo de desmonte do Estado e arrumar um nome da “terceira via” – forma engomada de classificar a direita que come de garfo e faca – os une. Se não aparecer ninguém viável para enfrentar Lula, ninguém duvide que marcharão, como disse Wilson Roberto Vieira Ferreira, do Cinegnose, “com Bolsonaro mesmo, tapando o nariz para evitar o mal cheiro”.

 

Obrigação do INSS

Em 31 de agosto, a Comissão de Legislação Participativa – CLP da Câmara dos Deputados Federais aprovou a Sugestão 10/2021, do Instituto Doméstica Legal (IDL), que agora é o Projeto de Lei 3073/2021, que propõe que o INSS pague o salário da empregada gestante durante o período de pandemia da Covid-19 no lugar do empregador doméstico, como determina a Lei 14.151, que está em vigor desde o dia 12 de maio de 2021.

A ideia é que a diarista que é contribuinte ao INSS também seja beneficiada, além de qualquer mulher gestante que seja contribuinte autônoma ou individual que não possa exercer o trabalho a distância. Mario Avelino, presidente do IDL, espera que ainda em setembro o PL seja aprovado pelo Congresso Nacional. Para participar da campanha: domesticalegal.org.br

 

Desigualdade do tamanho da Terra

A riqueza das 10 pessoas mais ricas do planeta cresceu US$ 413 bilhões em 2020, quantia suficiente para bancar mais de 11 vezes o valor de ajuda humanitária solicitado pela ONU para 2021, calcula a ONG britânica Oxfam.

 

Rápidas

Nesta terça é o Dia Nacional do Frevo. A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) promove festa para entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso Nordestino do Frevo, às 17h, no Complexo Cultural Gilberto Freyre e transmissão pelo canal da Fundaj no YouTube *** Em comemoração ao centenário de Frans Krajcberg, a Associação Amigos do artista (Amafrans) abre convocação para realização de Catálogo Raisonée do pintor e escultor *** A Estasa, em parceria com a Qualifique, abriu inscrições para treinamento de porteiros. Informações: (21) 2323-4486 *** FGV Direito Rio realizará nesta terça o seminário “Challenges of Modern Regulation – Os desafios da regulação moderna”, com a presença do professor Jean Tirole (Universidade de Toulouse), Nobel de Economia em 2014. O evento virtual será aberto pelo presidente do STF, Luiz Fux. O debate será transmitido, das 10h às 12h, pelo Canal do YouTube da FGV.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Terceira via tira a máscara

Diferença para atual governo está nos métodos, não nos fins.

Baía de Guanabara como sujeito de direitos

Em SC, Judiciário debate gestão e governança da Lagoa da Conceição.

Melhor bolinho de bacalhau

O mais novo ‘Patrimônio Cultural’, que foi frequentado por Pixinguinha.

Últimas Notícias

Jovem baixa-renda é mais requisitado para voltar a trabalho presencial

Quanto menor a renda familiar, maior o percentual; brasileiros de 18 a 25 anos somam 42% das contratações temporárias no primeiro semestre.

Formbook afetou mais de 5% das organizações

Capaz de capturar credenciais e registrar digitação de teclado, malware figurou em segundo lugar no ranking mensal do país.

Sauditas liberam exportação de carne de unidades de Minas

De acordo com o Ministério da Agricultura, autoridades do país suspenderam o bloqueio de cinco plantas de carne bovina mineira.

Comerciários do Rio têm aumento

Já em São Paulo, emprego no comércio registra a maior alta mensal desde novembro de 2020.