Janela partidária: 45 deputados estaduais mudaram de partido

PL, do governador Cláudio Castro, fica com a maior bancada da Alerj.

Resumindo a história: fechada a janela partidária, período para livre troca de partido sem perda do mandato, apenas 25 dos 70 deputados estaduais permaneceram nas legendas que os elegeu em 2018. O PL tornou-se a maior bancada da Alerj, com 13 deputados.

 

PSL tem 2ª maior bancada

O PSL, que elegeu 13 parlamentares, se fundiu com o DEM para criar a União Brasil. A nova legenda conta agora com 11 representantes. Novo e PSDB viram seus eleitos se debandarem e agora não têm representação na Alerj. MDB, PDT e PV agora são nanicos, com um representante apenas cada.

 

Rodrigo Bacellar (foto reprodução Facebook)
Rodrigo Bacellar (foto reprodução Facebook)

Sucessão entra em pauta

A nova composição da Alerj trouxe de volta à cena o ex-secretário estadual de Governo Rodrigo Bacellar. Agora filiado ao PL, ele já é apontado como o favorito para suceder André Ceciliano (PT) no comando da Alerj na próxima legislatura. Ceciliano é pré-candidato ao Senado e deve deixar a presidência da Alerj no final do ano.

 

 

 

Indefinição na disputa por uma vaga no TCE

O troca-troca de partidos pode influenciar também na disputa pela vaga do ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Aloysio Neves, que se aposentou. Dos três nomes na disputa, Rosenverg Reis agora é o único representante do MDB; Marcio Pacheco não está mais na maior bancada da Casa; e Val Ceasa ficou como único deputado do Patriota. Os três dependem agora de articulações com colegas de outras legendas para a votação que decidirá quem vai ficar com a cadeira de Neves.

 

Municípios com tratamento especial às indústrias

Mais 16 municípios de diferentes regiões do Rio de Janeiro foram incluídos na legislação estadual que concede tratamento tributário especial às indústrias. A Lei 9633/2022, proposta pelos deputados André Ceciliano (PT) e Anderson Alexandre (SDD), foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL). Araruama, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Rio Bonito, Barra do Piraí, Itaboraí, Japeri, Macaé, Magé, Nova Friburgo, Paracambi, Petrópolis, Pinheiral, Queimados, Seropédica e Teresópolis foram beneficiados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Interlagos vai sediar feira de motos e carros

Eventos priorizam testes para clientes e potenciais compradores.

Romênia e Moldávia: duas faces de uma mesma moeda?

Em alguns aspectos as duas produções se assemelham e, em outros, apresentam diferenças que poderiam até se complementar.

Últimas Notícias

Doria desiste da corrida presidencial

Em seu discurso, tucano diz que 'o PSDB saberá tomar a melhor decisão no seu posicionamento para as eleições deste ano.'

Ministério quer explicações da TecToy sobre carregador

Produto não tem autorização para ser vendido no mercado brasileiro.

Envios de celulares na China alcançam 69,35 milhões de unidades no Q1

As remessas de telefones celulares da China tiveram uma queda anual de 29,2%, chegando cerca de 69,35 milhões de unidades no primeiro trimestre deste ano, de acordo com um relatório da Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicações (CAICT, sigla em inglês).

ONS: chuvas mantêm afluências estáveis

Reservatórios permanecem sem surpresas na terceira revisão de maio; carga de energia aumentou 2,2% em abril em comparação com 2021.

Receita do setor postal da China aumentou 6,3% de janeiro a abril

A indústria postal chinesa registrou um aumento constante na receita de negócios nos primeiros quatro meses deste ano, mostram os dados oficiais.