Jatinhos continuam pousando na Ilha de Man

Paraíso fiscal associado à coroa britânica é 2º maior registro de jatos da Europa, apesar das denúncias.

Fatos e Comentários / 19:15 - 2 de set de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Em 2017, o International Consortium of Investigative Journalists (ICIJ) revelou a história de Lewis Hamilton dentro dos Paradise Papers. O recordista da Fórmula Um usou a Ilha de Man para reduzir a cobrança de impostos em seu jato particular, graças à ajuda do escritório de advocacia Appleby.

O ICIJ lamenta que, aparentemente, pouco mudou de lá para cá. De acordo com um novo relatório da Global Witness, a ilha recebeu quase 300 pedidos de isenção de impostos sobre a importação de aviões privados desde outubro de 2011 – economizando para os proprietários mais de US$ 1 bilhão. A Ilha de Man é agora o segundo maior registro de jatos particulares da Europa. A ilha é uma dependência autônoma da coroa britânica no mar da Irlanda.

 

Em Curitiba

Em sua delação premiada, o doleiro Dario Messer confessou crimes pelos quais foi absolvido em 2016 pela Justiça Federal do Paraná. A absolvição foi recomendada, em agosto de 2015, pelo Ministério Público Federal, por falta de provas. A juíza federal Gabriela Hardt – aquela que teve a sentença contra Lula anulada pelo uso de “copia e cola” – acolheu a recomendação do MPF e absolveu Messer. Apesar da confissão, o processo não pode ser reaberto.

Na mesma delação, o doleiro informou que pagou, entre 2013 e 2015, um mensalão de US$ 50 mil ao procurador da República e integrante da Lava Jato no Paraná Januário Paludo, com o objetivo de blindar Messer junto ao MPF-PR. A denúncia foi excluída da delação, também por falta de provas. Paludo era o decano dos procuradores, e empresta seu nome ao grupo no Telegram “Filhos de Januário”, denunciado pelo site The Intercept Brasil na Vaza Jato.

Sorte do pessoal do MPF-PR que eles não utilizam contra si os métodos que empregam contra os outros na Lava Jato. Nem precisaria de PowerPoint.

 

Jogo bruto

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) acionará a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática da Polícia Civil contra um ataque de hackers ao site da Casa do Jornalista. O portal saiu do ar na segunda-feira pela manhã e só voltou às atividades na noite desta terça-feira. Mesmo depois de restabelecido, mostrou-se instável.

Os IPs dos invasores foram identificados e bloqueados. Os ataques tiveram origem em vários países, dentre eles, Rússia, Holanda e Estados Unidos. Foram de tal monta que derrubaram o servidor. A ABI atribui o ataque aos descontentes com a defesa que a entidade faz da democracia e da liberdade de expressão. “Como se vê, o jogo está ficando cada vez mais bruto.”

 

Não quer calar

President, why did your wife receive $16,000 from a former aide under investigation for corruption?”

 

Barrada

Aprovado na Câmara e em análise no Senado, a lei do gás exclui a Petrobras do transporte. “Qualquer empresa petrolífera no mundo atua no setor de gás. Na Rússia, na Arábia Saudita, em todo lugar. Agora, aqui no Brasil, não”, criticou o deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

 

Rápidas

O FGV Ibre realizará 8 de setembro, às 10h, o webinar “Recuperação Econômica e a Política Monetária”, com Mário Mesquita, economista-chefe do Itaú Unibanco; José Júlio Senna, do Ibre; e Affonso Celso Pastore, economista. Inscrições aqui *** Música no Museu participa dos 730 anos da Universidade de Coimbra, 13 de setembro *** A Tutto Nhoque, com restaurantes em Botafogo e Jardim Botânico, no Rio, aproveitou sua estrutura na produção de massas e lançou a marca Domochef, voltada para a venda de pratos e molhos semiprontos *** O Clube Procam, um programa de benefícios voltado para transportadores, vai lançar o cartão Procam, em parceria com a Target Meio de Pagamentos *** A Avast e o ITS Rio oferecem curso online gratuito, entre os 8 e 17 de setembro, sobre privacidade e segurança digital. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas aqui *** O Centro Social Nossa Senhora do Parto, em parceria com a empresa de importação Matrix Intercom, entregará, dia 9, a 250 mulheres em situação de vulnerabilidade social kits com álcool gel, absorventes e roupas íntimas *** Estão abertas as inscrições para o Programa Trainee da Eleva Educação. Os interessados poderão se inscrever até 1º de outubro em elevatrainee.com.br *** A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) anuncia que o 11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, adiado devido à pandemia, acontecerá no formato presencial entre 13 e 17 de novembro de 2021, em Fortaleza.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor