As exportações jordanianas de frutas e vegetais alcançaram 522 mil toneladas de janeiro até outubro, com alta de 17% sobre o mesmo período de 2023, no maior volume embarcado em cinco anos, segundo dados do Ministério da Agricultura da Jordânia publicados pela Jordan News Agency (Petra).
De acordo com a pasta, as exportações de tâmaras apresentaram um crescimento particularmente robusto, impulsionado por aumento de 190% nos embarques ao Reino Unido, destino que respondeu por 17% das exportações do produto. A expansão se alinha com a estratégia do país de explorar mercados premium.
Os tomates, setor que teve suporte estratégico do ministério, entraram em novos mercados, como Egito e Iêmen, refletindo a crescente presença na região. As conquistas fazem parte do Plano Nacional de Agricultura Sustentável, que tem entre os objetivos garantir acordos com parceiros internacionais.
Agência de Notícias Brasil-Árabe
Leia também:
-
Valorização do ouro aumenta reservas da Rússia
O ouro agora representa 41,3% das reservas internacionais da Rússia, com alta de US$ 92 bi em 12 meses.
-
Trump diz que reduzirá tarifas para importação de café
Sob os efeitos da repercussão negativa que o seu tarifaço está provocando na inflação norte-americana, devido alta de preços, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que muito em breve vai reduzir as tarifas de importação que incidem sobre o café e algumas frutas. Ele, no entanto, não detalhou quais países produtores serão beneficiados […]
-
Indústria de metais não ferrosos da China passa por expansão
A indústria de metais não ferrosos reciclados da China registrou crescimento durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025). A produção anual de metais não ferrosos reciclados deve atingir 20 milhões de toneladas este ano, de acordo com os dados mais recentes da indústria. A produção doméstica de metais não ferrosos reciclados cresceu a uma […]
-
Brasil e EUA avançam em negociações sobre tarifas comerciais
Mauro Vieira e Marco Rubio discutem avanços nas negociações sobre tarifas comerciais entre Brasil e EUA durante reunião no Canadá.
-
Democratas divulgam e-mails de Epstein que citam Trump
Democratas divulgam e-mails de Epstein citando Trump; Casa Branca diz que divulgação busca difamar o presidente.
-
Trump promete reduzir tarifas de importação sobre o café
Trump promete reduzir tarifas de importação de café; Brasil, principal fornecedor aos EUA, aguarda detalhes da medida.





















