As exportações jordanianas de frutas e vegetais alcançaram 522 mil toneladas de janeiro até outubro, com alta de 17% sobre o mesmo período de 2023, no maior volume embarcado em cinco anos, segundo dados do Ministério da Agricultura da Jordânia publicados pela Jordan News Agency (Petra).
De acordo com a pasta, as exportações de tâmaras apresentaram um crescimento particularmente robusto, impulsionado por aumento de 190% nos embarques ao Reino Unido, destino que respondeu por 17% das exportações do produto. A expansão se alinha com a estratégia do país de explorar mercados premium.
Os tomates, setor que teve suporte estratégico do ministério, entraram em novos mercados, como Egito e Iêmen, refletindo a crescente presença na região. As conquistas fazem parte do Plano Nacional de Agricultura Sustentável, que tem entre os objetivos garantir acordos com parceiros internacionais.
Agência de Notícias Brasil-Árabe
Leia também:
Brasil integra conferência humanitária sobre Gaza
Chanceler Mauro Vieira reúne-se com ministros do mundo árabe no Egito; Ministro da Palestina diz que país deseja aderir ao Brics
Trump ameaça Brics: perigo real ou bravata?
Países do Brics fornecem itens essenciais para os EUA; país de Trump tenta preservar sua maior arma: o dólar.
Líbia aumenta compra de minério de ferro do Brasil
País importou 1,6 milhão de toneladas de minério do Brasil de janeiro a outubro, com avanço de 60% sobre o mesmo período do ano passado
Investimento estrangeiro na Argentina cai pela metade
Em relação ao 1º trimestre de 2024, quando o Investimento Estrangeiro na Argentina havia subido, queda foi ainda maior.
Produção mundial de vinho cai em 2024
A Itália está prestes a superar a França, afetada pelas condições climática, e liderar a produção mundial de vinho em 2024.
Nova taxa de £600 da cidadania italiana gera onda de judicialização
Cerca de 32 milhões de ítalo-descendentes vivem no Brasil