Jornalista brasileira experimenta primeiro Ano Novo Chinês em Beijing

Para a jornalista brasileira Fabiana Fonseca, o primeiro dia de fevereiro, uma terça-feira, não deve ser diferente de outros dias de trabalho em sua cidade natal, mas como um membro da equipe midiática em Beijing 2022, ela passou o dia em uma forma inédita.

Fabiana Fonseca apresenta um brinquedo com Exercícios de Cinco Animais nas artes marciais chinesas. (Xinhua/Wang Chunyan)

Xinhua - Silk Road

Beijing, 2 fev (Xinhua) — Para a jornalista brasileira Fabiana Fonseca, o primeiro dia de fevereiro, uma terça-feira, não deve ser diferente de outros dias de trabalho em sua cidade natal, mas como um membro da equipe midiática em Beijing 2022, ela passou o dia em uma forma inédita.

Terça-feira marca o primeiro dia do Ano do Tigre no calendário lunar da China, e Fonseca começou o dia guardando seu lixo dentro do quarto.

“Meu amigo e eu não jogamos nosso lixo hoje, porque li na internet que jogar fora está relacionado a jogar fora nossa boa sorte e fortuna do ano”, disse ela à Xinhua, rindo.

Na véspera do Ano Novo Chinês, a brasileira e seus compatriotas ficaram em seus próprios quartos, mas ligaram a TV para assistir a gala do ano novo.

“Foi uma experiência legal. Conheci mais sobre a China. Ficamos muito surpresos ao descobrir que é semelhante a algo que temos no Brasil”, disse Fonseca, acrescentando que os brasileiros costumam assistir a um show com seus familiares enquanto jantam na véspera do ano novo, que cai em 31 de dezembro.

Como as Olimpíadas coincidem com o Ano Novo Chinês, o Comitê Organizador de Beijing para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2022 organizou uma série de eventos culturais para a celebração.

Fonseca tentou a caligrafia chinesa pela primeira vez, escrevendo “Fu” (boa sorte em chinês) em um papel vermelho em formato quadrado.

“Disseram-me que isso significa felicidades para o próximo ano. Espero conseguir levá-lo comigo para o Brasil, para poder colocá-lo em um painel e pendurá-lo na parede”, disse a brasileira.

Para comemorar o momento especial, Fonseca teve um dia de folga com a amiga. “Acabamos de chegar ao Centro de Mídia para saber mais sobre o Centro Internacional de Transmissão, para conhecer algumas pessoas e comprar coisas para minha família.”

Ela encheu sua sacola de compras com chaveiros, ímãs, canecas e duas bolas de neve dentro das quais está “Bing Dwen Dwen”, o mascote de Beijing 2022, além de um novo livro chamado “Grande Muralha”.

“Ganhei o livro de graça. É muito legal porque é sobre a história da Grande Muralha. Não posso ir lá dessa vez, mas pelo menos posso tentar ler mais sobre isso”, disse Fonseca.

Cobrindo as Olimpíadas desde o Rio 2016, Fonseca disse que a melhor parte da experiência olímpica é conhecer mais sobre as pessoas do país. “Mesmo que não possamos sair do circuito fechado, temos muitos chineses aqui, que estão dispostos a passar um tempo conosco e compartilhar sobre a cultura. E é muito bom.”

A brasileira também ficou feliz em aprender uma frase local de seus amigos chineses que diz “Ru Hu Tian Yi”, que significa “um tigre com asas”, que abençoa os fortes para serem mais fortes no Ano do Tigre.

“Vou repetir e lembrar disso, e tentar escrevê-lo, embora seja muito difícil”, disse ela. Fim

Leia também:

Novo método de teste antidoping faz estreia oficial em Beijing 2022

Xinhua Silk Road
Agência de notícias oficial do governo da República Popular da China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Comércio da China com países do Cinturão e Rota registra crescimento

Os laços econômicos e comerciais da China com os países ao longo do Cinturão e Rota se fortaleceram significativamente na última década, afirmou Sheng Qiuping, vice-ministro do Comércio da China, nesta sexta-feira.

Produção de chá eletrificada impulsiona indústria de chá na China

A produção de chá eletrificada na Província de Hunan, na região central da China, um dos setores de eletrificação rural promovidos pela State Grid Hunan Electric Power Co., Ltd., está ajudando a indústria local de chá a prosperar em uma forma de produção mais verde e eficiente.

JD.com acompanha sua receita líquida crescer 18% no primeiro trimestre

A gigante do comércio eletrônico da China, JD.com, observou sua receita líquida aumentar 18% ano a ano no primeiro trimestre deste ano, informou o China Securities Journal.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás

Brasil tenta ampliar diálogo com a UE

Debate da recuperação econômica nas duas regiões e discussão sobre as perspectivas das políticas fiscais