Já está no preço

     
          A decisão do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) de reduzir a geração de energia por Itaipu e acionar as termelétricas a gás natural, para evitar o risco de apagão, não pode servir de justificativa para aumentar as tarifas de energia. Segundo especialistas em energia, as termelétricas acionadas têm contrato que prevêem o pagamento com ou sem fornecimento de energia (take or pay na linguagem mais ao agrado do mercado financeiro).

Nota zero
A Inglaterra já gasta mais com pagamento juros do que com investimento em Educação. A revelação foi pelo próprio primeiro-ministro da Inglaterra, David Cameron, ao anunciar a intenção de perpetrar novos cortes de gastos públicos, sob a alegação de reduzir o déficit fiscal do país. Apesar da confissão de Cameron, o pacote anunciado pelo conservador se concentra em reduzir gastos não financeiros, isso apesar de a Educação da Inglaterra ser considerada uma das de pior nível entre os países integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Corporativismo bilionário
A fixação de 5% a 20% do valor da causa para o pagamento de honorário de sucumbência (pagos pela parte derrotada em um processo) no anteprojeto de reforma do Código de Processo Civil – feito por uma comissão de juristas – pode levar a União a desembolsar bilhões em honorários. O alerta foi feito pelo advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams. “Temos ações milionárias. Uma delas, por exemplo, chegou a R$ 1 trilhão. O governo ganhou, mas se tivesse perdido, imagine 10% desse valor. Pagar R$ 100 milhões de honorários é absurdo”, disse. Ele defende que fique como é hoje: o juiz determina o valor de acordo com a causa.

Pós
Noventa empregados da Cedae estão inscritos nos dois cursos de MBA que a universidade da companhia de saneamento do Rio de Janeiro inicia nesta quinta. De acordo com o presidente da estatal, Wagner Victer, os cursos de pós-graduação, que serão ministrados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), têm o objetivo de dar capacitação aos atuais e futuros gestores da companhia.

Vontade política
A versão preliminar do trabalho feito pelo grupo internacional de peritos sobre a taxação de fluxos financeiros será apresentada nestas quinta e sexta-feira em seminário realizado pelo Ipea. Doze países, entre os quais Brasil, Chile, Espanha, Alemanha, Grã-Bretanha e Japão, entraram no grupo com a França, que liderou uma força-tarefa para apresentar a viabilidade técnica e política da taxação. Com a presença do ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, e do presidente do Ipea, Marcio Pochmann, o seminário terá cobertura on-line pelo site www.ipea.gov.br

E o eleitor?
O noticiário gasto com a existência ou não de dossiê sobre o pré-candidato do PSDB, José Serra, e seu entorno parte de pressupostos pouco jornalísticos. Das duas uma: as informações, sob a forma de dossiê ou não, são relevantes ou caluniosas. Neste caso, seus autores devem ser identificados como chantagistas sujeitos às penas da lei. No primeiro, porém, o país tem direito de conhecer o conteúdo das denúncias, independentemente da forma como foram compiladas. Em ambas as hipóteses, o assunto não pode ficar sujeito a cúpulas partidárias, imprensa de negócío$ ou a instrumento de proteção mútua. Como diria Ulysses Guimarães, há que levar em conta, prioritariamente, os interesses de Sua Excelência o Eleitor.

Se não fosse a Previdência…
Se não fossem os pagamentos feitas pela Previdência Social a aposentados e pensionistas, o número de pobres – renda mensal de até meio salário mínimo – seria 40% maior. Ou seja, o Brasil teria mais 22 milhões de pobres. A análise, baseada na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad), de 2008, do IBGE, é citada no Plano Brasil 2022, elaborado pelo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Samuel Pinheiro Guimarães, para destacar a importância da Seguridade Social e da Previdência “no processo de redistribuição interpessoal da renda e de redução da pobreza”.
O plano está aberto para contribuições no endereço http://www.sae.gov.br/brasil2022/ até dia 22, quando será entregue ao presidente Lula.
     
     

Artigo anteriorEm dia
Próximo artigoBomba relógio
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.