O comercio lojista da Cidade do Rio de Janeiro registrou em outubro o maior aumento, em 2010, do número de consumidores que quitaram suas dívidas em atraso. O índice cresceu 11,3% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com os registros do Serviço de Proteção ao Crédito do Clube de Diretores Lojistas (CDL-Rio). No acumulado dos dez meses, o aumento foi de 6,2% em comparação com o mesmo período de 2009.
A inadimplência diminuiu 0,6% e as consultas (que indica o movimento do comércio) aumentaram 9,8% em outubro. No acumulado do ano, a inadimplência diminuiu 0,8% e as consultas cresceram 8,4%.
Complicado
Foi prorrogada para 15 de dezembro a data limite para a entrega da Declaração do Simples Nacional relativa à Substituição Tributária e ao Diferencial de Alíquota (STDA), de acordo com Mauro Ricardo Costa, secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, que atendeu a reivindicação do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo (Sescon-SP).
Trata-se de mais uma obrigação acessória imposta às micro e pequenas empresas paulistas. “Recebemos várias reclamações de contribuintes e empresários de contabilidade que não entregaram a obrigação em virtude de problemas no sistema de recepção do Posto Fiscal Eletrônico, único meio para esse fim”, explica José Chapina Alcazar, presidente do Sescon-SP.
Lançamento
Eliana Dutra lança nesta quarta-feira o livro Coaching – o que você precisa saber, na Livraria Argumento no Leblon (RJ), às 19h.
Marcha para o Oeste
Na Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro moram 30% da população, mas a região concentra apenas 7% do emprego oferecido na cidade. A atividade econômica local é composta por cerca de 3.700 estabelecimentos, 87,2% dos quais de comércio e serviços, empregando aproximadamente 49 mil pessoas. O volume de negócios gera R$ 956,9 milhões de ICMS, sexta arrecadação da Capital. Sede de gigantes como a ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico, maior investimento privado no Rio nos últimos anos, a região receberá, pela terceira vez, a RH Oeste Rio, que vai debater o papel do RH e a gestão de pessoas aliado às inovações e ferramentas tecnológicas. Será dias 17 e 18 próximos. Mas informações em www.rhoeste.com.br
Danem-se as urnas
Os “jornalões” saíram derrotados das eleições, mas não se dão por vencidos. Insistem em impor sua agenda reacionária ao novo governo. No que contam com a preciosa colaboração de pessoas como Paulo Bernardo, que parece ter incorporado o cargo de porta-voz de Antonio Palocci.
Boca de urna
Antes de pensar em qualquer outra ação contra uma eventual volta da CPMF, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, tem oportunidade ímpar de, ao mesmo tempo, cumprir antiga promessa e fornecer argumento de ouro aos que se opõem ao imposto sobre movimentação financeira: baixar os preços dos produtos industriais proporcionalmente à extinção da contribuição. Passados quase quatro anos do fim da vigência da CPMF, os brasileiros não conhecem um só produto que tenha ficado mais barato, como prometiam exaustivamente Skaf e os líderes da campanha pelo fim da CPMF.