Juiz dos EUA decide que Google monopoliza publicidade digital

Google declarou que recorrerá da decisão e alegou que empresas escolhem sua ferramenta de publicidade digital por 'ser simples'

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Prédio do Google (Foto: Gregory Vamum/Wikinews CC4)
Prédio do Google (Foto: Gregory Vamum/Wikinews CC4)

Uma juíza federal dos EUA decidiu nesta quinta-feira que o Google violou a lei antitruste ao monopolizar os mercados de publicidade digital na web aberta, marcando outro grande revés para a gigante da tecnologia em seu litígio antitruste.

De acordo com o Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Leste da Virgínia, a empresa “prejudicou os clientes de publicação do Google, o processo competitivo e, em última análise, os consumidores de informações na web aberta”.

“Esta é uma vitória histórica na luta contínua para impedir que o Google monopolize o espaço público digital”, disse a procuradora-geral dos EUA, Pamela Bondi, em um comunicado.

A procuradora-geral assistente Abigail Slater, da Divisão Antitruste do Departamento de Justiça, disse que o domínio ilegal do Google permite que eles “censurem e até mesmo desativem vozes americanas”, observando que “ao mesmo tempo, o Google destruiu e escondeu informações que expuseram sua conduta ilegal”.

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“O parecer de hoje [17] confirma o controle do Google sobre a publicidade online e, cada vez mais, sobre a própria internet”, disse a procuradora-geral assistente.

O Google declarou que recorrerá da decisão. Lee-Anne Mulholland, vice-presidente de assuntos regulatórios do Google, argumentou que os editores têm muitas opções e escolhem o Google porque suas ferramentas de tecnologia de publicidade são simples, acessíveis e eficazes.

Esta é a segunda vez que um tribunal federal dos EUA decide que o Google se envolveu em práticas monopolistas ilegais. Em agosto de 2024, o Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Columbia, em Washington, D.C., decidiu que o Google havia monopolizado ilegalmente o mercado de buscas online.

Agência Xinhua

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