“Para esse discurso conservador (do qual o Governo Temer é o porta-voz), o equilíbrio orçamentário e a retomada do crescimento dependeriam de drástica redução dos gastos sociais e da própria função do Estado. Uma estratégia para desvelar a falsidade desta linha argumentativa é expor à opinião pública a real estrutura de uso do orçamento público. Como é de fato gasto o imposto arrecadado? Há sistemática proteção aos gastos com despesas financeiras e predisposição e cortar e cortar na área social. Uma política monetária equivocada e injusta vem impondo custos insuportáveis aos setores públicos e à iniciativa privada que se pretende produtiva. Municípios, estados e a União têm gasto entre 30% a 40% do orçamento para honrar compulsoriamente serviços da dívida. A taxa básica de juros, de 14,25% ao ano, é a principal responsável pelo desequilíbrio fiscal, pela recessão, pela inflação e pelo desemprego. Isto vem sendo sistematicamente ocultado pelos analistas oficiais e pela imprensa.”
A análise é da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), que saiu em defesa do Sistema Único de Saúde e das conquistas sociais, contra a PEC-241, do teto dos gastos, “que pretende impor cortes em todos os setores, mas não se propõe a controlar os gastos orçamentários com juros e com outras despesas financeiras.” Na prática, continua a entidade, a estratégia vem agravando a recessão, a inflação e ampliando o desemprego e a concentração da renda, “além de ameaçar políticas sociais erigidas com grandes dificuldades nas últimas décadas”.
Real forte
O FMI prevê que a economia do Brasil voltará a ser a oitava do mundo em 2017, após ter caído para o nono lugar (ao final do Governo FHC era a 12ª). Mas se trata de um efeito do populismo cambial: com a alta do dólar, o PIB brasileiro voltará a superar o da Itália.
Receita para o fracasso
A dívida do Japão alcançará 250% de seu PIB neste ano; a da Grécia, 183%. A França chegará a 100%, segundo projeções do FMI.
Plantando o futuro
A empresa de logística RG LOG implementa um plano de cuidado ambiental para controlar e compensar a emissão de carbono no transporte brasileiro de cargas. Ela deverá plantar 300 mil árvores em Goiás até 2018. Mais da metade da meta já foi alcançada: a empresa plantou 160 mil seringueiras. A RG LOG é signatária do Programa Brasileiro GHG Protocol.
Corro demais
A decisão do prefeito eleito João Doria de elevar a velocidade nas marginais na semana seguinte à posse não é apenas uma ação midiática contra uma das principais bandeiras do petista Fernando Haddad. É também uma forma de deixar claro que a prioridade será para o topo da elite paulistana, que não pode limitar a 50km/h seus bólidos capazes de superar os 250km/h.
Haddad associa à redução da velocidade máxima a conquista de 315 mortes a menos no trânsito da capital. Se esta alegação é verdadeira ou não, poderá ser comprovado em poucos meses – e espera-se que não seja de forma dramática. Se o número de mortos voltar a subir, o débito deverá se dar na conta de Doria – e não apenas na política.
Rápidas
O Caxias Shopping, do Rio, foi contemplado no Premios Latinoamérica Verde com o quinto lugar na categoria Manejo de Resíduos Sólidos e com a 12º colocação geral no Ranking de los 500 Mejores Proyectos Sociales y Ambientales de América. Foi o único empreendimento em seu setor no Brasil a conquistar a premiação, passando a fazer parte dos 500 melhores projetos ambientais da América Latina *** O IT Forum Expo, promovido pela IT Mídia, nos dias 8 e 9 de novembro, fará parte da SP Tech Week, que terá mais de 200 eventos de inovação acontecendo ao mesmo tempo. Detalhes em https://goo.gl/5UuqGc *** O secretário de Estado da Habitação de São Paulo, Rodrigo Garcia, estará em Campinas nesta quinta, às 10h, para apresentar o Programa de Lotes do Morar Bem, Viver Melhor. Empresas de desenvolvimento urbano terão até 29 de novembro para inscreverem seus lotes, que serão postos à venda para famílias com renda entre um e cinco salários mínimos, com subsídios do governo estadual. Mais informações em www.habitacao.sp.gov.br *** A Wolters Kluwer está realizando uma série de encontros em todo o Brasil para discutir como é possível equalizar custos e ainda manter um alto nível de eficiência e qualidade nos hospitais. A última edição, nesta quinta, será no Rio de Janeiro, no Sheraton Grand Rio *** O Shop4help convida a todos a realizarem suas compras de presentes para o Dia das Crianças no site (www.shop4help.com), garantindo doações para as ONGs que apoiam as crianças em condições de vulnerabilidade *** Estão abertas as inscrições para o Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS). As aulas estão previstas para o período de 7 a 24 de novembro. Mais informações pelo telefone (13) 3212-8200 – ramal 220 *** Identificar crenças e emoções autolimitantes que podem sabotar a realização de metas é um dos objetivos do curso de Intervenção Focada em Metas, com a psicóloga Monica Portella. Inscrições: (21) 3596-3889 ou email [email protected]