Justiça tarda e falha

Cidadãos sofrem com instabilidade do sistema do TJ do Rio.

A Ordem dos Advogados do Brasil – RJ (OABRJ) convoca os advogados de todo o estado para um ato de desagravo à advocacia a ser realizado à porta do Fórum Central na próxima quinta-feira (12), às 11h. O objetivo é chamar a atenção para os problemas causados pela inoperância dos sistemas da corte estadual, o que, nas últimas semanas, impossibilitou o pleno exercício profissional de advogados e violou o direito constitucional dos jurisdicionados de acessar a Justiça, como esta coluna alertou.

A OABRJ afirma que optou pelo ato após diversas tentativas de diálogo e pedidos por melhorias no sistema de peticionamento eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Em despacho publicado no último dia 3, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, estabeleceu um prazo de cinco dias para o TJRJ se manifestar sobre as instabilidades. A decisão é uma resposta ao pedido de providências protocolado pela OABRJ junto ao CNJ.

 

Para o alto e avante

Após a reunião do Copom, quarta-feira, o Inter Research revisou a projeção para o IPCA em 2022, de 7,4% para 8,1%.

 

É da natureza dela

A mídia corporativa brasileira reagiu com indignação à correta análise de Lula sobre a guerra na Ucrânia porque ele foi contra o pensamento único, que transformou as notícias sobre a guerra em propaganda panfletária a favor de Zelensky e dos EUA. Nem mesmo a revista Time, que publicou a entrevista com o ex-presidente, deu destaque à resposta.

Melhor o candidato petista entender: não adiante cortejar a grande imprensa; sempre que contrariar seus mitos e interesses, receberá pau no lombo.

 

Obstáculos

De Washington, onde participou da 1ª edição presencial desde 2019 do Encontro Anual da Associação Internacional de Marcas (INTA), o advogado Luis Fernando Matos Jr., sócio do escritório Matos & Associados, relata que o evento, que costuma reunir mais de 12 mil pessoas, registrou, neste ano, cerca de 5 mil. Segundo ele, os comentários nos corredores foram de que a situação da pandemia na China e o conflito no Leste Europeu afastaram milhares de participantes.

 

Sem segundo turno

Se as eleições fossem hoje (e pelo telefone), Lula poderia ser eleito no primeiro turno: segundo a pesquisa Ipespe, o petista tem 44%, contra 46% dos demais candidatos; empate técnico, já que a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

 

Rápidas

A 2ª Turma do TRT – 1ª Região julgou improcedente ação civil pública na qual o Ministério Público pedia que a Patrimóvel fosse proibida de contratar corretores de imóveis como autônomos. A vitória foi obtida pela Barreto Advogados & Consultores Associados *** De terça a quinta, o Grupo DNA e a My DNA realizarão a 1ª edição brasileira do “HR Future Summit BR” para debater as principais tendências do RH. Inscrições aqui *** O Sul Fluminense recebe, de 12 a 15 e de 19 a 22 de maio, a 1ª edição do Festival Gastronômico Delícias do Vale do Café, com mais de 60 estabelecimentos, entre cafés e restaurantes, além de fazendas históricas e produtores do Vale.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

‘Empreendedores’ fecham suas empresas

Aumentou 35% número de negócios fechados em 2021.

Por que mexer no ICMS e manter dividendos elevados?

Acionistas ganham em dividendos tanto quanto toda a população perderia com corte no imposto.

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Últimas Notícias

Solidus Aitech arrecadou mais de US$ 10,5 mi de fundos com tokens

Serviço de computação de alto desempenho (HPC) quer 'democratizar a IA'.

Pão pita tradicional poderá ser feito em escala industrial

Novo sistema é capaz de produzir até 1.000 quilos/hora de pita.

Policiamento reforçado em terreiros de umbanda e candomblé de Itaboraí

Terreiros foram ameaçados por pastor evangélico em show gospel.

Rodoviária do Rio inicia a 24ª Campanha do Agasalho

Desde a 1ª edição, em 1999, quase 1 milhão de peças já foram doadas.

Votação sobre cobrança de mensalidade em universidade pública é adiada

CCJ decidiu fazer uma audiência pública sobre a PEC 206.