O debate Kamala x Trump demonstrou o retrocesso intelectual de três décadas neoliberais. E, se isto ocorre no país mais rico e líder do Ocidente, imagine como estão os demais. O comentário é de Pedro Augusto Pinho, habitual colaborador do Monitor Mercantil, sobre o debate – se é que assim pode ser chamado – entre os 2 candidatos a presidente dos Estados Unidos. Perde o espectador/eleitor.
“Serve para todos brasileiros se afastarem das opções neoliberais e buscarem, como vem fazendo a Ásia, o caminho do nacionalismo e as bases culturais construídas internamente. Para este também distante observador, foi tremendamente monótono, mas o jogo do Brasil com Paraguai em nada foi melhor. Mostrou outra face da tragédia: a falta de criatividade e de dedicação”, analisa Pinho.
Kamala x Trump: entretenimento
Monica De Bolle, membro sênior do Peterson Institute for International Economics, afirma que, em meio ao atual cenário de distração mundial, o debate é um meio de entretenimento político. Para De Bolle, Kamala usou de estratégias para atingir o entretenimento. Ela dominou o debate contra Trump ao saber usar a comunicação não verbal, a começar pela roupa, que lembrava a toga de um juiz, diante do oponente condenado pela justiça
Malásia quer se juntar ao Brics+
A Malásia está buscando se juntar ao Brics para fortalecer a cooperação com seus países-membros e promover o comércio global justo. Aderir ao bloco impulsionará as relações comerciais da Malásia e ajudará a evitar monopólios financeiros em todo o mundo, disse o primeiro-ministro malaio Anwar Ibrahim na semana passada, durante o 9º Fórum Econômico Oriental, realizado em Vladivostok, no Extremo Oriente da Rússia.
O Brics é um mecanismo cooperativo de mercados emergentes, fundado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em janeiro, expandiu sua filiação com a inclusão da Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Irã e Etiópia, formando o que muitos chamam de Brics+.
Rápidas
Renata Machado, coordenadora do MBA Diversidade e Impacto Social do IAG PUC-Rio, participará do Fórum de Diversidade & Inclusão Corporativas da ABRH-RJ, ao lado da professora do curso Flávia Cortinovis e da aluna Claudia Rodrigues, que é gerente de Diversidade da Firjan. Nesta quinta, 9h. Mais informações aqui *** Nesta sexta e sábado, a Master Sales Academy traz 2 dias de imersão com 16 horas de conteúdo para líderes de vendas e CEOs. Gustavo Malavota, cofundador do Grupo Mola e fundador do Instituto Vendas, estará presente. O evento acontecerá em SP. Mais informações aqui *** O advogado tributarista Eduardo Berbigier, do Berbigier Advogados, de Curitiba, foi empossado nos comitês Jurídico e Tributário da Sociedade Rural Brasileira (SRB) *** A advogada Ana Paula De Raeffray, do Raeffray e Brugioni Advogados, foi reconduzida à condição de representante titular dos patrocinadores e instituidores na Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC) *** Nesta sexta, a artista visual Vanessa Rosa participa do painel “O empoderamento do Artista com a Inteligência Artificial Generativa” no NFT Brasil, que acontece na Bienal de SP. Detalhes aqui.