KAMIKAZE

Um experimento cênico dirigido por Oscar Saraiva. Estreia 2 de Outubro - Zoom.

Registro / 02:25 - 1 de out de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Nesta 6ª feira, dia 2 de outubro, estreia o experimento cênico Kamikaze, na plataforma Zoom. Com texto e direção de Oscar Saraiva, a “peça” mostra oito janelas ou oito casas de oito intérpretes que transformaram seus lares em palco ou set de filmagens. No elenco, Ana Julia Hammer, Carolina Alfradique, Eduardo Parreira, Mário Terra, Kiko Duarte, Pedro Casarin, Tatyane Meyer e Tiago Ribeiro.

A peça já esteve em cartaz em 2012 e para esta temporada a dramaturgia foi adaptada para o formato de “janelas” do app Zoom. Com diálogos ágeis e linguagem informal, o texto é uma crítica social bem-humorada que convida à reflexão. Um retrato das angústias e perplexidades de uma sociedade aprisionada devido ao confinamento em um contexto agravado por crises políticas que abalam a nossa perspectiva de futuro: o medo que venceu a esperança.

A narrativa, como uma crônica fragmentada do cotidiano, cruza a história de personagens confinados e mostra como eles lidam com suas questões afetivas e eventos inesperados. A presença de um personagem, que por meio da manipulação digital e de um pensamento fascista - caricatura do Bolsonaro - interrompe e confunde a trama, atualiza o enredo. Uma representação do que acontece no nosso contexto político, segundo a visão do autor e diretor.

Para ele, “o retrocesso político, social, cultural, que estamos vivendo no Brasil e no mundo é tão devastador que serão necessárias algumas gerações para reparar a enorme destruição que o capitalismo e sua mídia, seus empresários e militares estão causando à humanidade."

Kamikaze foi o avião carregado de explosivos ou quem o pilotava, na segunda guerra mundial, em ataques suicidas.

Kamikaze passou a ser aquele que corre risco consciente de causar danos a si próprio.

Kamikaze é uma humanidade que trata irresponsavelmente temas como as mudanças climáticas, a imensa desigualdade social, o avanço do fascismo, uma pandemia com mais de um milhão de mortos em apenas nove meses.

Sinopse

Por conta da pandemia, os teatros fecharam suas portas e com isso ferramentas como o Zoom e o Sympla, viraram uma prática cotidiana. Kamikaze é um experimento, um estudo, uma investigação de como trazer uma peça de teatro para o cenário atual. Oito janelas, oito casas, oito intérpretes, cada um transformando sua casa em um palco, ou set ao vivo de filmagens, contando a história de um acidente dentro do outro em pleno contexto caótico da quarentena.

Serviço: Plataforma: Zoom

Dias: 6ª e Sábados

Horário: 21h

Temporada: de 2 a 31 de Outubro

Ingressos: Sympla

https://www.sympla.com.br/eventos?s=Kamikaze

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor