Laboratórios só têm testes de Covid para mais 7 dias

347
Teste de Covid (foto de Lucio Tavora, Xinhua)
Teste de Covid (foto de Lucio Tavora, Xinhua)

A quantidade de testes para detecção dos casos de Covid-19 e gripe Influenza diminuiu. Em mais da metade dos laboratórios privados do Estado de São Paulo só há testes suficientes para sete dias ou menos, mostra pesquisa feita pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios (Sindhosp), que ouviu 111 estabelecimentos entre 10 e 14 de janeiro.

A procura por testagem para o vírus Influenza, causador da gripe, cresceu 92% nos últimos 15 dias. Para a Covid-19, o índice cresceu 99% nesse mesmo período.

Para Luiz Fernando Ferrari, coordenador do Comitê de Laboratórios do SindHosp, a pesquisa constatou que a maioria dos testes positivos de Covid-19 ocorre na faixa etária entre 30 e 50 anos.

A falta de testes afeta também as unidades de saúde administradas pela Prefeitura de São Paulo. Os estoques estão baixos e, por isso, a administração municipal decidiu limitar os testes para grupos prioritários ou grupos de risco. Segundo o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, fazem parte desse grupo as gestantes e puérperas, idosos, pessoas que se preparam para fazer cirurgia, profissionais da saúde e população em situação de rua. Para este grupo, disse ele, não devem faltar exames.

Espaço Publicitáriocnseg

Leia também:

Covid: país tem 23 milhões de casos e 621 mil mortes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui