Lançamento de plataforma para fundos de investimentos

A Rede de Telecomunicações do Mercado (RTM), provedora de serviços para integração do mercado financeiro que oferece infraestrutura de telecomunicações e soluções de tecnologia, está desenvolvendo uma plataforma que pode tornar mais ágil e eficiente a comunicação entre os gestores, custodiantes, administradores e distribuidores de fundos de investimentos, iniciativa com total prioridade no planejamento estratégico da empresa.

A previsão é que a modernização da comunicação entre instituições da indústria de fundos seja implementada em fevereiro de 2022. A RTM é uma empresa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e da B3.

Zeca Doherty, superintendente geral da Anbima, observa que a demanda dos investidores por serviços cada vez mais digitais, aliada à necessidade dos participantes de mercado em ganhar eficiência e reduzir custos, acelera a adoção de novas tecnologias e inovações. “A nova plataforma está em linha com um tema relevante na nossa agenda: inovação e tecnologia como base para ganhos de eficiência”, acrescenta.

“A solução será a primeira do país a focar especificamente na integração e padronização da troca de informações entre instituições, eliminando o gargalo operacional dessas transações, uma demanda do mercado”, destaca.

Hoje, cada player do ecossistema utiliza um modelo de comunicação diferente, o que torna mais moroso o envio e recebimento de dados e a portabilidade dos investimentos, além de dificultar a movimentação dos fundos ao longo do dia.

De acordo com a RTM, a nova plataforma permitirá que a integralização das cotas dos fundos de investimento passe por um sistema de API (Interface de Programação de Aplicações, na sigla em inglês). A tecnologia é a mesma que está sendo usada para o open banking e open finance, possibilitando a comunicação segura entre computadores.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Fiagros têm captação líquida satisfatória até junho

Esses fundos entraram em operação em agosto de 2021

Índices influenciaram o mercado nesta semana

Ibovespa encerrou nesta sexta-feira com alta de 2,33%

Cinco gigantes estatais chinesas abandonam Bolsa de Nova York

Anúncio ocorre em meio a tensão entre China e EUA; ações seguirão negociadas em Hong Kong e Xangai.

Últimas Notícias

Fiagros têm captação líquida satisfatória até junho

Esses fundos entraram em operação em agosto de 2021

Vendas financiadas de veículos leves e pesados crescem pouco

Em relação a julho de 2021, no entanto, queda é de 18,8%

Índices influenciaram o mercado nesta semana

Ibovespa encerrou nesta sexta-feira com alta de 2,33%

Petrobras informa sobre venda de direitos minerários de potássio

A Petrobras informa que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser), referente à venda de seus direitos minerários para pesquisa e lavra de...

China aposta no controle da inflação este ano

BPC: condições favoráveis para manter os preços geralmente estáveis