Lanterna

Se confirmada a previsão do Banco Mundial de que as economias emergentes vão crescer, em média, 5,5% este ano, e o Brasil ficar patinando em 3,5% – projeção do governo – será mais um ano em que cresceremos abaixo dos nossos similares. Em 2004, o produto interno bruto (PIB) dos emergentes teve aumento médio de 6,6%, enquanto o Brasil se contentou com 5,2%.

Em busca do rumo
O longo reinado de 26 anos transformou João Paulo II em testemunha de como um tempo, cuja duração física é historicamente irrelevante, foi capaz de abarcar fatos tão complexos e viscerais. Tão condição permite, de acordo com os interesses de cada observador, escolher o recorte em maior consonância com seus interesses e desejos para tentar sintetizar seu papado. No período de ditaduras militares na América Latina, no fim dos anos 70 e início dos 80, por exemplo, pode-se optar entre as duras críticas às condições dos brasileiros mais desfavorecidos durante o governo Figueiredo, que lhe valeram aplausos entusiasmados, e os constrangedores cinco minutos de vaias de que foi alvo ao dizer que os sandinistas no poder na Nicarágua “eram lobos em pele de cordeiro”.
Num mundo bipolar, João Paulo II foi escalado para se alinhar com um dos lados, missão que abraçou com entusiasmo. Cerca de uma década depois, com o desmonte do bloco socialista na Europa Oriental, o papa que fora um dos protagonistas do lado vitorioso viu-se sem um lugar definido no novo mundo, no qual o império do qual fora aliado não tinha nem tempo nem necessidade de entender nuanças.
Dez anos depois, teve o senso crítico de anotar que o bloco que combatera também “tinha um lado bom”, não apenas por sua preocupação com os mais pobres, como pelas concessões a que obrigava o outro contendor. É essa percepção arguta, ainda que tardia, que deve informar os novos rumos da Igreja. Acossada pelo crescimento de outras religiões e seitas concorrentes e mais ágeis e pela complexidade de um mundo ao qual dogmas milenares parecem, mesmo aos mais tolerantes, no mínimo, risíveis, a Igreja, no entanto, tem na sua relação com um império arrogante e impiedoso seu mais importante desafio na definição dos seus rumos e do seu novo líder. Não levar esses fatores em conta pela obliteração de dogmas, tão irremovíveis quanto deslocados, não impedirá que a Igreja continue a ser um protagonista relevante, mas, certamente, empurrará a instituição para um papel aquém dos tempos que se avizinham.

Crachá
O diretor de Normas do Banco Central, Sérgio Darcy, classificou as denúncias de lavagem de dinheiro feitas contra o presidente da instituição, Henrique Meirelles, de “um desestímulo para o ingresso no setor público de pessoas qualificadas”. Qualificadas para quê?

Chumbo grosso
Os 2.500 funcionários da Imbel, fabricante de material bélico vinculada ao Exército, está em pé de guerra em todo o Brasil. A categoria decretou estado de greve – que antecede a greve propriamente dita – em protesto contra o cancelamento do plano de saúde previsto na convenção coletiva. Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio, Luiz Chaves, a decisão pegou os trabalhadores de surpresa, muitos dos quais com exames, consultas e até internações marcados.

Athcim!
Segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização das Nações Unidas (ONU), 10% das ausências ao trabalho são causadas por gripe, índice que deve aumentar muito. Os dois órgãos alertam para o risco concreto de uma pandemia. Embora essa possibilidade seja capaz de fazer a festa dos grandes grupos farmacêuticos, a Roche se diz preocupada com seus efeitos internos. A empresa anuncia que prepara um plano de combate à gripe nas suas unidades em 150 países em todo o mundo, que emprega 65 mil empregados.

Artigo anteriorProtesto VIP
Próximo artigoAtchim!
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Empresa pode dar justa causa a quem não se vacinar?

Advogado afirma que companhias são responsáveis pela saúde no ambiente de trabalho.

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

A rota do ‘Titanic’: ameaça de apagão não é de agora

‘Por incrível que pareça, no Brasil, térmicas caras esvaziam reservatórios!’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

A cabeça do dragão

Por Gustavo Miotti.

Portugueses pedem extensão das moratórias bancárias

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) está pleiteando a prorrogação das moratórias bancárias até 31 de março de 2022”. O...

China libera reservas de metais não ferrosos para reduzir custos

A China disse que continuará a liberar suas reservas estatais de cobre, alumínio e zinco para garantir preços estáveis para as commodities e aliviar...