Lauro Freitas é homenageado com prêmio Liberdade de Imprensa 2020

207

O editor geral do Monitor Mercantil até março, Lauro Freitas Filho, vítima do coronavírus, foi um dos homenageados pela Associação Interamericana de Imprensa com o prêmio Liberdade de Imprensa 2020 devido aos serviços prestados durante a pandemia. Com Lauro Freitas, mais 105 jornalistas foram homenageados. Todos faleceram após contraírem Covid-19 enquanto exerciam a profissão por 11 países dos três continentes americanos. No Brasil, nove profissionais da imprensa foram vítimas.

Durante a homenagem, o presidente da Associação Interamericana de Imprensa, Christopher Barnes, afirmou: “Em todos os países há exemplos de dedicação e abnegação demonstrados por profissionais da mídia que deram suas próprias vidas para cumprir firmemente na missão de manter o público informado”.

Barnes pontuou ainda a existência de uma enorme admiração e respeito de toda Associação com relação aos profissionais vítimas do coronavírus. Ele prestou solidariedade às famílias dos mortos e destacou que a pandemia ainda não acabou e que o momento era difícil para o jornalismo como um todo. “A pandemia também ceifou a vida de muitos membros de nossa família jornalística”.

Barnes frisou que espera que a morte de todos estes profissionais não tenha sido em vão. Pontuou que acredita que o sacrifício desses comunicadores servirá de incentivo e ajuda para que outras pessoas consigam enfrentar a pandemia com informações sobre métodos de prevenção adequados, gerando um menor risco de contágio.

Espaço Publicitáriocnseg

Como parte final de sua fala, o presidente da associação cobrou que os grandes veículos de mídia forneçam materiais e adotem protocolos de segurança para garantir um menor risco aos profissionais durante o exercício da profissão. Fez um apelo ainda para que os jornalistas continuem adotando todas as medidas de prevenção.

Barnes disse ainda que continuará coletando e recebendo dados sobre jornalistas e demais profissionais da imprensa dos três continentes que tenham morrido após terem contraído a Covid-19 para atualizar a lista de condecorados com o prêmio Liberdade de Imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui