Lavagem e terrorismo nos EUA

Relatório da União Europeia colocou 4 territórios norte-americanos entre os que pouco fazem contra lavagem de dinheiro.

Os Estados Unidos, que se consideram a palmatória do mundo, ficaram possessos com a inclusão de quatro territórios norte-americanos – Guam, Samoa Americana, Ilhas Virgens Americanas e Porto Rico – na lista negra de países que estão falhando no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo elaborada pela Comissão Europeia.

A lista negra foi expandida de 15 para 23 países, entre eles Nigéria, Arábia Saudita e Panamá. Os critérios para inclusão na listagem ficaram mais duros após a divulgação dos Panama Papers, investigação capitaneada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos.

Laure Brillaud, da Transparência Internacional da União Europeia, saudou a lista, divulgada dia 13 passado, mas não deixou de alfinetar a Comissão, afirmando que houve “notáveis omissões”, países e territórios onde companhias offshore podem ser criadas com um clique no mouse. Citou Ilhas Maurício, Cayman, Singapura e Hong Kong, entre outras.

Mas também poderiam ser incluídos territórios britânicos, como a Ilha de Man. De certa forma, a Europa se poupou. Essa listagem inclui apenas lavagem de dinheiro e financiamento terrorista e é separada da lista negra de paraísos fiscais.

 

Poço a seus pés

A perspectiva da reforma da Previdência deixa o mercado financeiro igual ao filósofo, astrônomo e matemático Tales de Mileto. Conta a lenda que ele caiu em um poço enquanto observava os céus. Comentou uma testemunha ocular: “eis aqui um homem que estuda as estrelas e não pode ver o que está a seus pés”.

A história foi contada pela Mapfre Investimentos, que antecipa um período tortuoso e volátil para o mercado durante a “travessia” da reforma da Previdência pelo Congresso, em que toda e qualquer notícia sobre sua tramitação será amplificada no movimento intradiário dos preços.

 

Incoerência

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, assim como o presidente Bolsonaro, consideram Juan Guaidó o presidente legítimo da Venezuela. Isto permite concluir que houve incoerência por parte de Araújo no momento em que a diplomacia brasileira procurou a congênere venezuelana do presidente Nicolás Maduro para trazer de volta ao Brasil aqueles brasileiros que estavam no país vizinho e foram apanhados de surpresa com o fechamento da fronteira.

 

Sucesso

O Hospital Adventista Silvestre, no Cosme Velho, bairro do Rio de Janeiro, acaba de alcançar a marca de 600 transplantes de fígado em oito anos. Assim, se tornou um dos três hospitais que mais realizam transplantes de fígado no Brasil e o que mais faz a operação no estado. Com 85% das cirurgias realizadas pelo SUS, a taxa de sucesso da equipe do HAS chega aos 87%.

 

Verdadeiro Custo Brasil

Um carioca recebeu pelos Correios, em correspondência registrada, um envelope de plástico. Dentro, dobrado, outro envelope, de igual material, um pouco menor. Abriu e viu um terceiro envelope, desta vez de papel. Ao abri-lo, finalmente entendeu: trazia um cartão de crédito (solicitado, diga-se de passagem). A camuflagem servia para que não fosse descoberto e desviado no caminho.

 

Recessão

@MarcioPochmann confirma o que o MONITOR analisou: a proposta de reforma da Previdência tem efeito recessivo. “Ao cortar R$ 27 bi do PIS/Pasep e diminuir BPC e salário do servidor, conterá a geração de emprego formal, desviando salário da previdência e contendo a arrecadação.”

 

Rápidas

Nesta quinta-feira, a OAB/RJ e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro realizam o seminário “Carnaval pra geral: por um Rio mais justo e mais humano”. O evento começa às 10h30, no São Nobre da OAB (Rua Marechal Câmara, 150, 9 andar, Centro) *** Entre 2 e 5 de abril, investidores e especialistas do mercado imobiliário dos EUA estarão reunidos no Rio e SP para a quarta edição do Reglobal Conference. Entre os confirmados estão o CEO e o diretor de investimentos da Driftwood, Carlos Rodriguez e Andre Salles, respectivamente. No Rio, será nos dias 2 e 3, das 9h às 13h30, no JW Marriot (Copacabana); em São Paulo, dias 4 e 5, das 9h às 13h, no Renaissance da Cerqueira César. Mais informações: www.ativore.com.br *** O clássico Chapeuzinho Vermelho é a inspiração para o “Clubinho Pela Estrada Afora”, que o Carioca Shopping realizará nos sábados e domingos de março, das 14h às 20h *** O Grupo XP está com inscrições abertas, até o próximo dia 5, para a 21ª edição do XDAY, a principal fonte de recrutamento da empresa. Informações em https://jobs.kenoby.com/Xday/

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Rio Indústria apoia lei que desburocratiza e facilita novos negócios

Em audiência pública realizada nesta quinta-feira (14), na Câmara Municipal do Rio, sobre o Projeto de Lei Complementar nº 43/2021 que regulamenta a Declaração...

Ciência: entidades pedem liberação de recursos

Organizações questionam redirecionamento para outras áreas de R$ 515 milhões, que eram do CNPq.

Rating da EDP BR não muda com aquisição da Celg-T

Para a Fitch Ratings, a qualidade de crédito da EDP Energias do Brasil S.A. (EDP BR, Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA (bra)’, Perspectiva...

Tesouro: Queda do investimento líquido em ativos não financeiros

O Tesouro Nacional informou nesta sexta-feira que no 2º trimestre de 2021, a necessidade líquida de financiamento do Governo Geral alcançou 7,1% do PIB,...

Leilão de Excedentes da Cessão Onerosa terá sucesso?

Após a realização da 17ª Rodada de Licitações de Blocos para exploração e produção de petróleo e gás natural no último dia 7, considerado...