Em fevereiro, a Susep, espécie de CVM dos seguros, recebeu 312 comunicados de casos suspeitos de lavagem de dinheiro, número 73,3% maior que o computado em janeiro, mês de 31 dias e sem Carnaval. A maior surpresa foi o aumento dos comunicados referentes ao ramo de capitalização. A “fatia” do segmento aumentou de 1% para 11% dos registros. Já os comunicados que faziam referência a operações suspeitas nos contratos de seguro baixaram de 81% para 67% entre os dois períodos, enquanto os relacionados a previdência aberta cresceram de 18% para 22%.
Especialidade da casa
Além de truculento, oneroso e desrespeitoso com o país anfitrião, o hollywoodiano esquema de segurança do presidente Bush no Brasil é destituído de raízes históricas. Em quase 300 anos desde a independência dos Estados Unidos, em 1776, nenhum mandatário daquele país foi morto no exterior. Os quatro presidentes daquela nação que assassinados durante o exercício do mandato – Abraham Lincoln (1809-1865), John F. Kennedy (1917-1963), James Garfield (1831-1881) e William McKinle (1843-1901) – o foram em território norte-americano. Todos foram baleados.
Terrorismo de Estado
Já se for contabilizado o número de presidentes no exterior assassinados ou depostos por golpes de Estados apoiados pelo Estados Unidos…
Unanimidade
Sempre que perguntado sobre os protestos que enfrenta ao redor do mundo e em seu próprio país, o presidente Bush responde, com raras variantes, que eles seriam demonstrações de liberdade e democracia. Carece, então, que alguém pergunte a Bush se ele, em ambientes de liberdade e democracia, alguma vez já foi alvo de manifestações a favor dele e sua política?
Ilusão
Empresas devem tomar cuidado com uma cobrança que está sendo enviada a companhias de todo o Brasil, que pode ser confundida com a cobrança oficial do Registro.br, órgão oficial responsável pela cobrança da manutenção do domínio de Internet no Brasil. O boleto bancário, emitido pela Caixa Econômica, pode iludir os mais distraídos, que pensam estar pagando o valor anual para manter seu domínio .br. Mas o valor (R$ 129) é mais de três vezes superior ao cobrado pelo órgão regular. Na verdade, é uma forma pouco ortodoxa de ganhar clientes: primeiro vai a cobrança, depois a oferta do serviço.
Esta coluna enviou dois e-mails para a empresa que tem enviado os boletos – um inclusive para o presidente, cujo foto e e-mail, mas não o nome, estão na página da Internet – mas não obteve resposta.
Melhor e mais barato
O governo fluminense vai usar um novo método de pavimentação nas estradas vicinais. Segundo o vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, com o novo produto o estado irá economizar cerca de 60% em suas obras, graças a um novo tipo de asfalto, mais resistente. O produto foi desenvolvido pela JRO Pavimentação em parceria com a Petrobras e a Sobremetais, de Volta Redonda. A novidade já foi testada na pavimentação da Rodovia do Contorno, em Volta Redonda.
Primeiro emprego
Iniciativa pioneira entre a Delegacia Regional do Trabalho e o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação está oferecendo oportunidade do primeiro emprego para jovens de comunidades carentes. O projeto, que busca retirar o menor da ociosidade e afastá-lo da marginalidade, oferece desde treinamento à colocação em empresas terceirizadas que prestam serviços de limpeza.
Tirar de cena?
Para Reinaldo Gonçalves, economista e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, a principal explicação para o presidente Lula ter indicado o economista Paulo Nogueira para diretor do FMI é a necessidade de reduzir a oposição à política monetária na imprensa: “Da mesma forma que distribui cargos para o PMDB, também entrega cargo para críticos. O governo neutraliza, desta forma, um crítico da política monetária. Essa é a questão central”, opina.
Paulo Nogueira, que tem coluna na Folha de S. Paulo, na qual tem sido um duro crítico da política econômica, já prometeu que não renegará suas posições.