Lavagem segura

Em fevereiro, a Susep, espécie de CVM dos seguros, recebeu 312 comunicados de casos suspeitos de lavagem de dinheiro, número 73,3% maior que o computado em janeiro, mês de 31 dias e sem Carnaval. A maior surpresa foi o aumento dos comunicados referentes ao ramo de capitalização. A “fatia” do segmento aumentou de 1% para 11% dos registros. Já os comunicados que faziam referência a operações suspeitas nos contratos de seguro baixaram de 81% para 67% entre os dois períodos, enquanto os relacionados a previdência aberta cresceram de 18% para 22%.

Especialidade da casa
Além de truculento, oneroso e desrespeitoso com o país anfitrião, o hollywoodiano esquema de segurança do presidente Bush no Brasil é destituído de raízes históricas. Em quase 300 anos desde a independência dos Estados Unidos, em 1776, nenhum mandatário daquele país foi morto no exterior. Os quatro presidentes daquela nação que assassinados durante o exercício do mandato – Abraham Lincoln (1809-1865), John F. Kennedy (1917-1963), James Garfield (1831-1881) e William McKinle (1843-1901) – o foram em território norte-americano. Todos foram baleados.

Terrorismo de Estado
Já se for contabilizado o número de presidentes no exterior assassinados ou depostos por golpes de Estados apoiados pelo Estados Unidos…

Unanimidade
Sempre que perguntado sobre os protestos que enfrenta ao redor do mundo e em seu próprio país, o presidente Bush responde, com raras variantes, que eles seriam demonstrações de liberdade e democracia. Carece, então, que alguém pergunte a Bush se ele, em ambientes de liberdade e democracia, alguma vez já foi alvo de manifestações a favor dele e sua política?

Ilusão
Empresas devem tomar cuidado com uma cobrança que está sendo enviada a companhias de todo o Brasil, que pode ser confundida com a cobrança oficial do Registro.br, órgão oficial responsável pela cobrança da manutenção do domínio de Internet no Brasil. O boleto bancário, emitido pela Caixa Econômica, pode iludir os mais distraídos, que pensam estar pagando o valor anual para manter seu domínio .br. Mas o valor (R$ 129) é mais de três vezes superior ao cobrado pelo órgão regular. Na verdade, é uma forma pouco ortodoxa de ganhar clientes: primeiro vai a cobrança, depois a oferta do serviço.
Esta coluna enviou dois e-mails para a empresa que tem enviado os boletos – um inclusive para o presidente, cujo foto e e-mail, mas não o nome, estão na página da Internet – mas não obteve resposta.

Melhor e mais barato
O governo fluminense vai usar um novo método de pavimentação nas estradas vicinais. Segundo o vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, com o novo produto o estado irá economizar cerca de 60% em suas obras, graças a um novo tipo de asfalto, mais resistente. O produto foi desenvolvido pela JRO Pavimentação em parceria com a Petrobras e a Sobremetais, de Volta Redonda. A novidade já foi testada na pavimentação da Rodovia do Contorno, em Volta Redonda.

Primeiro emprego
Iniciativa pioneira entre a Delegacia Regional do Trabalho e o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação está oferecendo oportunidade do primeiro emprego para jovens de comunidades carentes. O projeto, que busca retirar o menor da ociosidade e afastá-lo da marginalidade, oferece desde treinamento à colocação em empresas terceirizadas que prestam serviços de limpeza.

Tirar de cena?
Para Reinaldo Gonçalves, economista e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, a principal explicação para o presidente Lula ter indicado o economista Paulo Nogueira para diretor do FMI é a necessidade de reduzir a oposição à política monetária na imprensa: “Da mesma forma que distribui cargos para o PMDB, também entrega cargo para críticos. O governo neutraliza, desta forma, um crítico da política monetária. Essa é a questão central”, opina.
Paulo Nogueira, que tem coluna na Folha de S. Paulo, na qual tem sido um duro crítico da política econômica, já prometeu que não renegará suas posições.

Artigo anteriorNeopiromaníaco
Próximo artigoTeletrabalho
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Empresa pode dar justa causa a quem não se vacinar?

Advogado afirma que companhias são responsáveis pela saúde no ambiente de trabalho.

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

A rota do ‘Titanic’: ameaça de apagão não é de agora

‘Por incrível que pareça, no Brasil, térmicas caras esvaziam reservatórios!’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

A cabeça do dragão

Por Gustavo Miotti.

Portugueses pedem extensão das moratórias bancárias

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) está pleiteando a prorrogação das moratórias bancárias até 31 de março de 2022”. O...

China libera reservas de metais não ferrosos para reduzir custos

A China disse que continuará a liberar suas reservas estatais de cobre, alumínio e zinco para garantir preços estáveis para as commodities e aliviar...